09 Novembro, 2015 12:50

Wellington inaugura Unidade de Produção em São João do Piauí

Marcelo Cardoso
Inauguração da Unidade Produtiva Familiar Rocha Eterna em São João do Piauí.

Cumprindo agenda no município de São João do Piauí, o governador Wellington Dias participou, na tarde desta sexta-feira (06), da inauguração da Unidade de Produção Familiar da Associação Rocha Eterna Agropecuária. A obra, realizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Unidade Técnica do Crédito Fundiário, recebeu ainda recursos dos impostos pagos pelos cidadãos piauienses, através do Programa CPF na Nota Fiscal, e vai beneficiar 40 famílias na Unidade Produtiva Familiar (UPF). 

A construção da infraestrutura do local contou com investimentos de cerca de R$ 1,3 milhão para a construção de área de pastagem, casas de moradia, construção de cercas, caprinocultura, eletrificação rural, plano de manejo florestal, sistema de abastecimento de água, bovinocultura e aquisição de tratores e equipamentos. Os agricultores familiares receberam ainda apoio de assistência técnica e capacitação inicial.

 De acordo com o governador Wellington Dias, o Governo do Estado vem se esforçando para contribuir com o desenvolvimento das atividades agrícolas implantadas no assentamento e para dar oportunidade a estas famílias de produzir para gerar emprego e renda. “Temos trabalhado os pilares do desenvolvimento social, bem estar e qualidade de vida. É o que queremos para este assentamento e para todos os pequenos agricultores”, destacou Wellington, que incentivou os agricultores a investirem também na criação e comercialização de caprinos e aves como forma de incrementar a renda familiar.

O chefe do executivo estadual declarou que pretende ampliar as obras de abastecimento de água da região, com o estudo geológico para a perfuração de outro poço a fim de fomentar a infraestrutura de agricultura irrigada.

Presente ao evento, o secretário do Desenvolvimento Rural, anunciou que o acesso à terra de forma legalizada, mas também a dignidade às este ano cerca de 150 famílias já foram assentadas pelo Programa Crédito Fundiário, o que garante não somente famílias. “As terras adquiridas não poderão ser vendidas e têm um prazo de trinta anos para serem pagas”, esclareceu o secretário.

O governador Wellington Dias visitou ainda a Delegacia de Polícia de São João do Piauí, que foi reformada recentemente e conta com 16 novos policiais militares que irão atuar na região garantindo a segurança no município. Segundo o secretário da Segurança, Fábio Abreu, o Governo está investindo na segurança dos municípios. “já inauguramos a delegacia de Floriano e estamos fazendo melhorias em delegacias regionais como em Oeiras e Parnaíba”, destacou Abreu.