CEDERPA

 

Nos últimos anos, o CEDERPA vem se firmando como um importante espaço colegiado, trazendo para o debate temas fundamentais para o desenvolvimento do meio rural: reforma agrária, crédito rural, ATER, inspeção sanitária animal, prestação dos serviços de análise de solo dentre outras políticas.

Integram a estrutura do CEDERPA atualmente apenas duas Câmaras Técnicas. Uma é a Câmara de Assistência Técnica e Extensão Rural - Câmara de ATER, cuja finalidade é acompanhar e monitorar a prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, fazer análise e homologação o processo de credenciamento de empresas prestadoras dos serviços de ATER e emitir pareceres que orientem a tomada de decisão dos membros do Conselho. A outra, é a Câmaras Técnicas de Avaliação de Terras para o Programa Nacional do Crédito Fundiário que tem como objetivo analisar e emitir parecer que oriente a tomada de decisão dos membros do Conselho, aprovando ou reprovando a avaliação de terras feitas por técnicos/as, a serem adquiridas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário.

O CEDERPA, na sua composição atual, conta com a participação de 14 entidades/instituições, entre Secretarias de Estado, empresas públicas, órgãos federais e entidades e movimentos sociais ligados ao campo.

O CEDERPA tem como finalidade participar do planejamento do Estado, formular, articular e monitorar as políticas, programas e projetos voltados para o desenvolvimento rural sustentável do Estado do Piauí, com foco na promoção da qualidade de vida das populações do campo.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Política Agrícola - CEDERPA, órgão colegiado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí – SDR foi criado por meio da Lei 5.206 de 22 de agosto de 2001 que dispõe sobre a política agrícola do Estado do Piauí e dá outras providências.

 E-mail para contato: cederpa@sdr.pi.gov.br

 

LINKS:

COMPOSIÇÃO DO CEDERPA

LEI AGRÍCOLA ESTADUAL 5206

CALENDÁRIO DE REUNIÕES - 2017