05 Dezembro, 2019 19:40

Unidade Produtiva de Apitoxina será inaugurada em Piracuruca

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere II) vai inaugurar, nesta sexta-feira (6), às 10h, na comunidade Passa Bem, zona rural de Piracuruca, a Unidade de Extração de Apitoxina, substância encontrada no ferrão das abelhas. A iniciativa é resultado do Plano de Investimento Produtivo (PIP) da Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Vale do Rio Piracuruca (Codevarp).

O secretário da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, ressalta que a primeira Unidade Produtiva de Apitoxina do Piauí foi viabilizada através de empréstimo com o Banco Mundial e que a demanda da Cooperativa teve como consequência a aprovação do projeto. O gestor da SAF informa que o valor total da obra é de R$ 232.641,00, com financiamento de R$ 178.965,00 e contrapartida dos apicultores de 30% do valor do projeto.

O superintendente do Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro destaca que a atividade é inovadora no Piauí. “A apitoxina é um dos produtos mais importantes e valorizados da abelha, utilizado na industria farmacêutica, matéria-prima usada nas farmácias e, principalmente, pelas empresas multinacionais, responsáveis pelo processamento do produto.  O Piauí inova com a implantação desta unidade, sem contar que serão beneficiadas os municípios de Piracuruca, Batalha, Brasileira, Domingos Mourão e região, com atividades de produção e comercialização do produto, garantindo uma renda a mais para os apicultores e suas famílias, o que significa melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento para o Piauí ”, explicou.

Vinte e três famílias serão beneficiadas diretamente e 200 associados podem ser beneficiados por meio da Codevarp, num trabalho que vai desde a produção, extração até a comercialização da Apitoxina a ser vendida para empresas farmacêuticas do país e exterior. O projeto piloto inclui laboratório, casas de abelhas, equipamentos e toda indumentária necessária para a coleta de maneira adequada. Além disso, a cooperativa está se organizando para todas as etapas que o processo exige, dentro das especificações técnicas e legais, com apoio do Governo do Estado por meio da SAF, incluindo as fases de capacitação e certificação, com regularização nos órgãos competentes.

A diretora do Progere, Janaína Mendes, explica que, segundo pesquisadores no mundo todo, a apitoxina é pode ser usada de forma medicinal, como por exemplo no combate a doenças como artrite e artrose. “O veneno é extraído sem a morte das abelhas, preservando o inseto, como tanto chamamos atenção na atualidade para a importância da preservação da abelha para o planeta ”, destaca Janaína.

A programação da sexta-feira também inclui uma reunião da Câmara Setorial de Apicultura dos Territórios dos Cocais, Carnaubais e Planície Litorânea a partir das 8h.

Repórter: Edna Maciel