Técnicos do Projeto Viva o Semiárido apresentam aplicativo criado pelo IFPI

(Divulgação)
(Divulgação)

A consultora de cooperativismo e associativismo Jeosafira Chaves e o presidente da Cooperativa de Produtores e Produtoras do Vale do Itaim (Coovita), Natividade Vieira , participam do intercâmbio “Territórios de Aprendizagem na Colômbia – Troca de Experiências em Negócios Rurais”, que ocorre no período de 4 a 10 de agosto, uma realização do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Semear Internacional, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Corporação Procasur.

O evento é voltado para técnicos, gestores e beneficiários de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil e reúne cerca de 20 brasileiros que estão visitando experiências bem-sucedidas de negócios rurais que comercializam diversos tipos de produtos.

O presidente da Coovita, Natividade Vieira, afirmou que ficou encantado com o trabalho de base operacional desenvolvido com os produtores/as e associações no país, ressaltando a dedicação e a valorização, que faz com que eles acreditem no seu produto e transformem isso em rede de conhecimento e valorização de toda uma cadeia.

A equipe que representa o Piauí apresentou durante o evento na cidade de Bélen de Unbría, durante reunião nesta terça (6) ,um aplicativo criado pelo IFPI de Paulistana, com objetivo de facilitar a vida do homem e da mulher do campo.

Segundo a consultora Jeosafira, a participação do Piauí no Intercâmbio do Piauí representa o fortalecimento do que está sendo feito pelo Projeto no estado, principalmente no Território da Chapada do Vale do Rio Itaim, e destacou a criação e formação da Cooperativa Territorial Coovita, que envolve vários municípios do Estado.

O superintendente de Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e coordenador do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro, destaca a apresentação do estado sobre o aplicativo de gestão, inicialmente destinado aos cooperados/as da Coovita.

“O aplicativo é o resultado de um curso ministrado para os cooperados. Para se ter uma ideia, a ferramenta ajuda na comercialização, indica sobre a quantidade animais de cada cooperado, peso, datas desta avaliação e todo um conjunto de informações”, diz Francisco das Chagas Ribeiro.

Francisco também ressaltou a apresentação do histórico do trabalho da cooperativa desenvolvido com os carneiros e comercializados em Teresina. “Estamos apostando na Coovita e na equipe da Ascobetânia (Associação dos criadores de ovinos e caprinos do município de Betânia), e nosso objetivo maior é qualificar estas equipes pelo trabalho que elas têm desenvolvido no Piauí por meio do PVSA, principalmente na criação de ovinos”, concluiu o superintendente.

O Intercâmbio na Colômbia segue com programação até o dia 10 com a participação de representantes da Bahia (Pró-Semiárido), Piauí (Viva o Semiárido), Paraíba (Procase), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), projeto Dom Helder Camara e Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Governo Federal.

A intenção do evento é promover uma análise e discussão sobre as oportunidades de adaptação e escalonamento destas práticas visitadas na Colômbia e que possam ser replicadas no Brasil, no âmbito dos projetos apoiados pelo FIDA.

A metodologia das visitas é uma idealização da Corporação Procasur, que permite que as experiências sejam debatidas pelos próprios atores territoriais e seus convidados, gerando uma grande rede de informação.

 

Autoria: Edna Maciel