05 Fevereiro, 2020 13:05

Técnicos da agricultura familiar utilizarão novo sistema de gestão do Fida

onsultores, técnicos e assessores do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) participam, desde segunda-feira (3), no no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), de treinamento do novo sistema Data.Fida.Luciano Pereira Vieira, responsável pela empresa que está desenvolvendo o sistema de gestão de projetos, explica que durante os quatro dias de curso serão apresentados todos os módulos do sistema. “Ao final do treinamento, todos estarão aptos para fazer o seu cadastro, inserir  dados e visualizar como vão apresentar as informações. A turma estará devidamente habilitada, o sistema tem interfaces muito simples, fácil de compreender”, pontuou Vieira.

Segundo a coordenadora do Semear, Fabiana Viterbo, o objetivo com a realização do curso é fortalecer a capacidade da equipe técnica, não somente no treinamento de avaliação e monitoramento, mas na parte que é direcionada ao financeiro e as aquisições. A coordenadora acrescenta que é importante que um número maior de pessoas saibam utilizar o sistema como um todo.

O superintendente do Desenvolvimento Rural e coordenador do PVSA no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro, informa que todo processo de monitoramento é feito por este sistema. Segundo ele, “é importante largar na frente e capacitar a equipe”, já que o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) está implantando o Data.Fida em todos os seus projetos desenvolvidos no Brasil e no Piauí. Por conta disso, os técnicos também devem estar devidamente capacitados para repassar as informações aos demais usuários do programa.

“Os principais atores do processo estão aqui, sendo orientados pela empresa que desenvolveu o programa, um sistema que a Fida utiliza no mundo inteiro e irá utilizar no Brasil, mais especificamente no Nordeste. No Piauí, também poderemos ter a chance de utilizar o sistema durante vistas de campo e teremos o cuidado de repassar este conhecimento para as cinco equipes que coordenam o trabalho no semiárido para que saibam utilizar a nova ferramenta, quando for necessário.

Fida

O coordenador do PVSA informa ainda que a parceria do Governo do Estado com o Fida, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), está em fase de conclusão e já foi aberta a negociação para financiamento de um novo projeto “de maior robustez e com parceiros como o Banco Mundial e outras secretarias do governo”, com expectativa de iniciar ainda no ano de 2020 ou início de 2021, o que, segundo Ribeiro, foi um fator importante para a realização do treinamento.

Atualmente, cerca de 8.500 famílias na ação dos projetos produtivos são beneficiadas no Piauí somada a ação dos jovens empreendedores nas capacitações e o trabalho na educação contextualizada, atendendo 20 famílias e diretamente com projetos produtivos, mais de 8.500 famílias.