19 Março, 2020 12:23

Semear Internacional lança eBook “Pulsar Jovem no Semiárido”

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, por meio do Programa Semear Internacional, executado em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA,  acaba de lançar mais uma publicação. Trata-se do eBook “Pulsar Jovem no Semiárido”, que já está disponível na seção de publicações deste portal e apresenta autoavaliações participativas feitas por jovens rurais.

O ponto de partida para a criação do livro virtual foi o II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido, que aconteceu na cidade de Picos, no sertão Piauiense, de 5 a 7 de abril de 2019, e reuniu mais de 400 jovens para discutir “Os novos desafios da sucessão rural para a juventude do Semiárido Brasileiro”. Ao dar voz às juventudes e promover a troca de experiências e de saberes, o II Encontro fez vir à tona inúmeras boas práticas que, somadas, formam a cartografia da resistência e da transformação do jovem do Semiárido.

Para coletar as informações e as falas dos jovens, foi lançado, durante o evento, um concurso de relatos de boas práticas rurais, direcionado a todos os participantes, em parceria com o IComradio. Ao tempo em que registrava a experiência deles, o concurso também estimulava a autoavaliação a partir da reflexão sobre os resultados, efeitos e impactos da boa prática na comunidade, na família e no próprio jovem.

Dessa forma, os jovens deveriam postar no aplicativo “Nestante JS”, desenvolvido para essa finalidade, a sua boa prática ou também causas a solucionar. As publicações deveriam conter textos explicativos, fotos, vídeos, categorias e geolocalização, que, sistematizados em uma plataforma web, geraram um conjunto de informações que puderam ser utilizadas por organizações ou pelos governos, para propor e monitorar políticas públicas. Ademais, sinergias puderam ocorrer dentro do aplicativo, toda vez que uma causa a solucionar ia ao encontro de uma boa prática.

Foram 97 postagens, sendo que 24 delas foram selecionadas de acordo com os critérios previstos no edital, e duas foram premiadas com smartphones e 30 horas de consultoria para a elaboração do plano de comunicação da sua boa prática ou da respectiva organização em que atua. Os dois ganhadores foram Gildo José, agricultor agroecológico, que mora no Sítio Sobrado, região serrana do município de Jataúba, Agreste Central de Pernambuco, e Célio Silva, que mora na cidade de Ilha das Flores, em Sergipe, a 36 km de Aracaju, e é presidente de uma associação de pescadores.

A leitura desse eBook acaba por ser a leitura de um verdadeiro mapa vivo, que mostra a diversidade de ações, a criatividade e a capacidade de realização dos jovens rurais do Semiárido, não obstante o contexto adverso do ano de 2019.

 

Autoria: Semear Internacional