28 Maio, 2019 17:42

Secretaria participa do dia da Cidadania na Serra do Inácio

 Na última segunda-feira (27), o coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Durval Gomes; o diretor técnico do Programa Viva o Semiárido (PVSA), Clebio Coutinho, e a assessora técnica do PVSA, Lúcia Araújo, participaram do Dia de Cidadania promovido pelo Governo do Estado, na Serra do Inácio, em Betânia do Piauí.

Na ocasião, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) assinou termo de compromisso com 40 agricultoras da Associação das Pequenas Produtoras Rurais da Serra do Santo Inácio, beneficiadas com o Compra Direta (PAA) com recursos na ordem de R$ 50 mil. As mulheres do grupo também são beneficiárias do PVSA.

A secretária da associação, Suelene Rodrigues, mora na Vila do Mel e avalia que os projetos da SAF foram a porta de entrada para o desenvolvimento local. “Se não fosse pelo projeto de inclusão produtiva, não teríamos as cisternas, equipamentos que são de grande importância para nossa comunidade. Além do incentivo para a mandiocultura, participamos da capacitação para o projeto da fábrica de farinha e aprendemos a desenvolver um projeto coletivo”, ressaltou

Durval Gomes considerou o Dia de Cidadania muito produtivo. “Já que tiramos as dúvidas das mulheres quanto ao PAA e, ao final, assinamos o termo de compromisso com a associação. Também foi muito bom conferir a produção das agricultoras com as parcerias realizadas por meio dos os programas da Secretaria. Elas já vendem seus produtos e conseguiram adquirir renda. Além disso, estão investindo em reforma na sede da associação”, concluiu o coordenador do PAA.

Lúcia Araújo destacou a aquisição de equipamentos que vão contribuir para o beneficiamento da farinha de mandioca, a produção de biscoitos sequilhos e a plantação de cheiro verde, tomates e hortaliças em volta da cisterna, construída por meio do projeto Viva o Semiárido.

 

Autoria: Edna Maciel