10 Maio, 2019 10:42

Secretaria de Agricultura Familiar promove palestras no Congresso das Cidades e qualifica produtores

Edna Maciel

 

 

 

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) promoveu, nesta segunda-feira (6), palestras sobre os temas apicultura e geração de emprego e renda durante a programação do Congresso das Cidades, evento que está sendo realizado no Centro de Convenções Atlantic City, com apoio do Governo do Estado.

A palestra sobre o Programa de Geração de Emprego e Eenda no Campo foi proferida pelo diretor de Inclusão Produtiva da SAF, Francisco das Chagas Ribeiro, e o painel sobre Agrotóxicos e suas Interferências na Apicultura e no Meio Ambiente foi apresentado pelo professor e especialista em genética de abelhas, Lionel Segui Gonçalves. O secretário da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires participou da solenidade de abertura do evento e acompanhou a programação.

Lionel Gonçalves informou, em sua palestra, que 70% da alimentação humana e 80% por cento das áreas verdes - como matas, e florestas - dependem da polinização das abelhas. Segundo ele, é fundamental chamar atenção para o uso indiscriminado de agrotóxicos que pode causar a extinção destes insetos no país. “Aqui, nós tivemos a oportunidade de trazer a experiência do que estamos fazendo no Brasil e os cuidados que devem ser tomados no sentido de proteger as abelhas porque elas são os polonizadores mais importantes que existem, além de funcionar como bioindincadores”, pontuou.

O diretor Francisco das Chagas ressaltou o relevante papel na geração de renda promovido pelas duas iniciativas de maior abrangência promovidos pela SAF: o Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere II) e o Programa Viva o Semiárido (PVSA). “Nesta segunda fase, o Progere atua no Território dos Cocais, dos Carnabuais e Entre Rios. O PVSA está atuando em cinco territórios da região semiárida piauiense: Vale do Itaim, Vale do Sambito, Guaribas, Canidé e Serra da Capivara, que têm atuação diferenciada da SAF, abrindo oportunidades para as famílias rurais, principalmente jovens, mulheres e quilombolas”, declarou. 

Na oportunidade, um dos beneficiários do PVSA, Raimundo de Paiva, apresentou a experiência exitosa do projeto Quintais Produtivos para as famílias que vivem no assentamento Lagoa do Barbosa, no município de Pimenteiras.

O secretário Herbert Buenos Aires ressaltou que o objetivo da participação da Secretaria no congresso é proporcionar capacitação para o pequeno empreendedor rural, aos agricultores familiares e para os técnicos que trabalham com este segmento. Palestras e debates estão sendo realizandas até o último dia do evento com apoio dos técnicos da SAF e palestrantes convidados. Nesta terça-feira (7) às 17h, no auditório 3, a SAF promove a palestra "Combate ao produto clandestino e a importância da Vigilância Sanitária", com Isabel Jandira Gomes de Sales Souza e Iolanda Soares da Cunha. Na quarta-feira (8), último dia do evento, as palestras serão sobre Juventude Rural, com a palestrante Sarah Luiza, e Ações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, com Antônio José Pereira Ferreira. 

 

Autoria: Edna Maciel