14 Junho, 2019 12:44

Secretaria da Agricultura Familiar e entidades realizam workshop sobre o cultivo do peixe panga

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF), a Câmara Setorial da cadeia produtiva de Piscicultura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), realizam nesta quarta-feira (12), no auditório do Sebrae, o Workshop Nacional do Pangasius - Edição Piauí. O evento conta também com o apoio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem como objetivo fazer o ordenamento da espécie que tem origem no Vietnã e capacitar os produtores para o cultivo sustentável do peixe panga, como é popularmente conhecido no Brasil.

Participaram também da solenidade de abertura do workshop o diretor da SEAF, Luciano Sousa; o superintendente da SEAF,  Francisco das Chagas Ribeiro e o consultor Guilherme Fernades Gondolo. 

Segundo o diretor de Fomento a Piscicultura da SEAF, Luciano Sousa Brito, o workshop irá possibilitar que os piscicultores tirem as dúvidas sobre a produção dessa espécie no estado.

Pela manhã, a programação do treinamento contou com palestras de especialistas e consultores sobre mitos e verdades na produção do Pangassius, licenciamento ambiental na aquicultura, normas e procedimentos, anotações de responsabilidades técnica, pesquisas realizadas no Brasil e a importância do ordenamento da produção.

Francisco das Chagas Ribeiro representou o secretário Hérbert Buenos Aires na ocasião e ressaltou que a experiência do workshop mostra a importância de se ter disposição para empreender. “Também e preciso ter todas as informações técnicas para fazer as adaptações e melhorar a produção”, declarou.

A programação continua com palestras sobre o potencial mercadológico do Pangasius, o papel da Associação Brasileira de Criadores de Pangasius (ABCPanga) no cenário atual e perspectivas futuras, estratégias e desenvolvimento e uma mesa redonda para discussões dos diversos temas apresentados, coordenada por João Crescêncio.

Os participantes também tiveram a oportunidade de degustar pratos preparados com o peixe panga: salgados, moqueca e caldos.