25 Novembro, 2017 15:49

SDR recebe homenagem em campanha pelo fim da violência contra a mulher

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou, nessa quinta-feira (23), da solenidade de abertura da campanha internacional “16 dias de ativismo, pelo fim da violência contra as Mulheres” no Piauí, realizado no Cineteatro da Assembleia Legislativa do Estado. O evento foi organizado pelo Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM).

A superintendente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, e a diretora técnica do Projeto Viva o Semiárido, Lúcia Araújo, estiveram presentes à cerimônia, que contou com participação de representantes dos diversos movimentos de mulheres no Piauí, universidades públicas, OAB, parlamentares, da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e da vice-governadora Margareth Coelho.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Halda Regina, ressaltou o apoio do secretário Francisco Limma nas atividades realizadas pela coordenadoria e a importância da secretaria nos projetos que vêm desenvolvendo voltados para as mulheres, ações que contribuíram para a SDR receber o Selo Atitude Mulher que, na ocasião, homenageou mulheres, entidades e órgãos que prestam serviços relevantes direcionados à mulher piauiense na luta contra a violência e o feminicídio.

“É com imensa alegria que a SDR recebe da Coordenadoria de Políticas para Mulheres um reconhecimento pelo trabalho realizado em parceria, desenvolvido tanto pela coordenadoria como pela secretaria, por meio do termo de cooperação técnica, em que a SDR efetivou com a coordenadoria, a contribuição na parte de logística, com um ônibus para apoiar o trabalho de enfrentamento da violência contra a mulher, e somando-se a esta ação, as políticas públicas para as mulheres; pois a secretaria, por meio do secretário Francisco Limma, tem tido esta sensibilidade de contribuir com ações efetivas, com programas e projetos, citados pela coordenação, diretamente voltados para a mulher do campo” concluiu Patrícia Vasconcelos.

A campanha, que tem como objetivo promover o debate e a denúncia das várias formas de violência contra as mulheres, é praticada em cerca de 160 países. Mundialmente, os 16 Dias de Ativismo iniciam-se no dia 25 de novembro, data que marca o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. No Brasil, a programação é realizada desde 2003, iniciando no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para tratar da dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. Este ano, o Piauí adere à campanha por meio de uma extensa programação desenvolvida pela CEPM.

 

Autoria: Edna Maciel