20 Novembro, 2018 10:39

SDR participa do IV Seminário de Agroecologia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) participa do IV Seminário de Agroecologia, entre os dias 20 e 22, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, cujo o tema é “Agroecologia: do rural ao urbano, quem são os sujeitos?” é realizado pela Comissão da Produção Orgânica no Estado do Piauí (CPOrg/PI), Universidade Federal do Piauí e a Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Teresina (CMapo), com apoio da SDR, outras instituições e movimentos sociais.

Segundo Janaína Barros, gerente de Tecnologia Agropecuária do Progere II, o seminário tem como objetivo central divulgar experiências agroecológicas, tanto com movimentos sociais, como com o poder público, e contempla capacitações, debates e minicursos, quando participarão, além de agricultores, representantes dos movimentos, estudantes, profissionais da área, técnicos e pesquisadores.

A consultora em Gênero, Raça, Etnia e Geração do Projeto Viva o Semiárido da SDR, Sarah Luíza Moreira, será a facilitadora de um minicurso sobre feminismo e agroecologia. “Vamos debater e refletir sobre o que significa esta relação entre o feminismo e a agroecologia, que, na verdade, tem muito a ver com o debate de como as mulheres precisam ter seu trabalho valorizado na agricultura e, ao mesmo tempo, como é preciso considerar tanto a produção de alimentos saudáveis como o cuidado com a preservação do meio ambiente, como também a relação mais justa igualitária entre as pessoas”, disse a facilitadora, que chama atenção para a impossibilidade da prática da agroecologia, em um mundo com desrespeito e invisibilidade ao trabalho das mulheres.

O superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Antônio José Pereira, destaca que, nesta edição do seminário, também serão realizados o Encontro dos(as) Guardiões(ãs) de Sementes e o 1° Encontro de Feiras de Base Agroecológicas do Piauí, coordenado pela Rede Piauiense de Agroecologia (Arrepia), da qual a SDR faz parte. “O evento tem a perspectiva de trabalhar a integração da produção com o consumo das pessoas que se alimentam da produção da agricultura familiar, e com esta marca da agroecologia. Dentro destas atividades que serão realizadas no seminário, é importante valorizar a agricultura familiar na perspectiva da produção sustentável, tendo a agroecologia como referência para esta produção, alinhada com as políticas municipais estaduais e federal, que precisam estar em sintonia com esta temática”, concluiu o gestor.

Pereira pontua ainda que serão dois dias de debates de construção de um pensamento de afirmação da importância da agroecologia como maneira de vida e como a forma dinâmica da agricultura familiar que, segundo ele, tem que funcionar.

Além da infraestrutura do seminário, a SDR disponibiliza parte da equipe técnica na condução de algumas atividades e capacitações com a participação de agricultores das áreas de atuação que envolve os territórios do Semiárido, Entre Rios, dos Cocais e Carnaubais.

A secretária da SDR, Patrícia Vasconcelos, avalia que este momento é importante não só para o estado do Piauí. “Estamos apoiando o seminário, na medida do possível, em parceria com as universidades, instituto federal e movimentos sociais, com a Comissão Estadual de Agroecologia, promovendo este momento que considero bastante rico, que vai discutir, entre outros assuntos, as Feiras da Agricultura Familiar e questões de gênero dentro da proposta da agroecologia”, frisou a gestora.

A secretária também destacou a importância da criação do Plano Estadual de Políticas da Agroecologia. Segundo ela, a comissão já vem trabalhando a proposta com suporte da SDR, para que o Piauí avance e possa ter um plano de políticas voltado, exclusivamente, para o tema.

“Sabemos das dificuldades, diante da conjuntura nacional, da possibilidade de retrocesso nas políticas ambientais. Estamos apoiando o evento, pois temos que unir forças, para avançar nesta questão agroecológica, que é uma necessidade que precisa ser implantada com urgência, principalmente no que se refere à questão da transição da produção. Esta é a proposta da Comissão Orgânica do Estado e de todos os parceiros envolvidos, que irão discutir nestes dias de seminário e apontar os caminhos para viabilizar o Plano Estadual de Agroecologia ”, conclui Patrícia.

Confira aqui a programação completa do evento.

 

Autoria: Edna Maciel