08 Dezembro, 2017 1:46

SDR participa da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participam, na manhã desta quinta-feira (7), da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e cidadania”. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) que tem a SDR como integrante. 

A superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Patrícia Vasconcelos, destacou a importância do evento para a discussão de segurança alimentar do Piauí. "Consideramos um passo importante a realização do evento, pois é uma oportunidade de discurtir as políticas de segurança alimentar entre poder público e sociedade civil. A SDR participa ativamente do Consea e destaco a importância da Secretaria para a alimentação no Estado através da execução de programas como o PAA e Compras Institucionais. Desejamos, aqui, que sejam tratadas de forma efetiva assuntos ligados ao futuro da segurança alimentar no Piauí", declarou. 

A conferência tem como objetivos analisar e aprofundar o debate sobre a conjuntura social, política, econômica e cultural e seus reflexos na Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); analisar o processo de realização do DHAA e os riscos e violações de direitos, em especial dos grupos mais vulnerabilizados, como população negra, povos e comunidades tradicionais e povos indígenas; e mobilizar a sociedade civil e o governo para avançar nos desafios para garantir a comida de verdade no campo e na cidade e na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).

O coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da SDR, Durval Gomes, também participou do evento e destacou a participação da Secretaria. "Hoje, essa conferência é de extrema importância para os rumos da Segurança Alimentar no Piauí, e a SDR é fundamental nesse processo, por fazer parte do Consea, entendendo que devem ser tomadas decisões durante o evento que garantam a evolução da segurança alimentar do Piauí", destacou. 

Participaram do evento 150 pessoas, entre conselheiros estaduais da sociedade civil e governo, além de representantes da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) no âmbito estadual e conselheiros de segurança alimentar e nutricional de municípios piauienses.

 

Autoria: Diego Barlo