03 Fevereiro, 2017 17:58

SDR investiu mais de 18 milhões através do Crédito Fundiário

O Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural do Piauí investiu mais de 18 milhões de reais na agricultura familiar do Estado e na aquisição de terras para assentamentos e seus agricultores no ano de 2016.

Adalberto Pereira( Foto: Larissa Machado)

O diretor-geral do Crédito Fundiário, Adalberto Pereira, destacou que mesmo sendo ano de crise, 2016 foi bastante positivo para as ações que envolvem o Crédito Fundiário, programa que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de financiamento, além de recursos a serem usados em infraestrutura, produção e assistência técnica rural. No ano de 2016, foram assentadas 130 famílias, que serão beneficiadas com a liberação de investimentos individuais e  comunitários.

 

Hoje, o Crédito Fundiário executa 26 projetos de assentamentos, que atendem no total de 387 famílias nos municípios de Batalha, Coivaras, Pau D’arco, Cristino Castro, Corrente, Cocal, Nova Santa Rita, Itaueira, Paes Landim, Pedro Laurentino, Pio IX, Itainopólis, Jacobina, Jaicós, Santo Inácio, São Francisco do Piauí, Oeiras, Simplício Mendes, São João do Piauí, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves.

Crédito Fundiário( Foto: Divulgação)

Estas 387 famílias são beneficiadas com terra, casa para residir, energia e água tratada, além de projetos produtivos da agricultura familiar, e o investimento geral para a execução destas ações foram de 12 milhões e 274 mil reais, oriundos do OGU e  do Fundo de Terras do Governo Federal.

 

Também em 2016, foram aplicados aproximadamente 8 milhões de reais, com financiamento do BNB através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar),  nas áreas de assentamentos já consolidadas em anos anteriores.

Adalberto Pereira, diretor do Crédito Fundiário, ressaltou as metas para este ano. “Estamos em planejamento para alcançar a meta anual de 400 famílias e vamos dar continuidade ao trabalho executado, para garantir mais assentamentos com acesso a Terra para famílias da zona rural. A expectativa é consolidar os contratos que estão sendo finalizados para aquisição de terra que estão tramitando em bancos, fechando um ciclo, onde a cada ano você renova parte dos assentamentos já organizados e planejando novos projetos e novos assentamentos a serem beneficiados com o Crédito Fundiário”, ressaltou o diretor.
.
SOBRE O PNCF

Secretaria Nacional do Desenvolvimento Agrario, por meio da Sub-Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.

O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.