01 Fevereiro, 2018 21:34

SDR inicia entrega de sementes e mudas pelo semiárido do Piauí

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) inicia a distribuição de sementes e mudas, nesta sexta (02), na cidade de Picos. No sábado (03), é a vez de São Raimundo Nonato receber esta ação do Governo do Estado. Estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 6 milhões para aquisição de 212 toneladas de feijão, 135 toneladas de milho, sendo 50 toneladas entregues pelo Emater e 80 toneladas pela SDR; além de 1 milhão de mudas de caju e outro milhão de mudas de palma forrageira. Cerca de 50 mil famílias dos 224 municípios do Piauí serão contempladas. A previsão é de que a entrega seja concluída até o final de fevereiro.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, afirmou que a SDR está iniciando a distribuição de sementes e mudas no semiárido piauiense, onde estão os municípios com maior comprometimento da safra anterior. “Na segunda e terça-feira (05 e 06), a distribuição ocorrerá no Vale do Canindé e no Vale do Sambito. Depois seguirá para o norte do Estado. Mesmo diante dos desafios financeiros que o país atravessa, o governador Wellington Dias atendeu a mais esta demanda dos agricultores familiares como forma de concretizar o compromisso do estado com o desenvolvimento rural, em especial, com a agricultura familiar no Piauí”, ressaltou o secretário Francisco Limma.

A ação é voltada para agricultores (as) familiares, preferencialmente, os beneficiários do Garantia Safra, participantes de programas sociais, produtivos e educativos executados no campo e em assentamentos da reforma agrária.

As sementes e mudas serão entregues nas regionais do Emater, que serão responsáveis pela prestação de contas junto à SDR. Nos municípios, a distribuição vai acontecer por meio de uma comissão municipal formada pelos escritórios do Emater, prefeituras, através das secretarias de agricultura, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), ONGs e representações dos Colegiados Territoriais com atuação no município.

 

Autoria: Larissa Machado