12 Dezembro, 2017 10:33

SDR entrega tanques-rede a comunidade de Caxingó

O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, e o diretor de Aquicultura em Pesca da SDR, Luciano Sousa, entregaram, 15 tanques-rede, para os piscicultores do povoado Cajazeira de Baixo, no município de Caxingó. A solenidade aconteceu no último domingo (10), durante o Festival do Peixe. 

A presidente da Associação dos Piscicultores, Rejane Silva, informou que os 15 tanques vão reforçar a produção local, que já trabalha com 10 tanques metade adquiridos por recursos próprios e cinco por meio da Codevasf. “Estes novos tanques vão nos apoiar muito na produção de peixes, pois o faturamento com a atividade é uma ajuda de peso no orçamento destas 15 famílias. Agradecemos ao governo, que por meio da SDR, está incentivando o aumento da nossa produção”, destacou.

O diretor da SDR, Luciano Sousa, explicou que o tanque-rede possibilita grande produtividade em relação ao escavado.“No tanque-rede, a gente trabalha com alta densidade. Em um tanque de quatro metros cúbicos, se produz, no mínimo 260 quilos de peixe a cada ciclo de 6 meses. Neste mesmo espaço, em um viveiro de tanque escavado, a gente produziria, no máximo, seis quilos”, comparou.

O secretário Francisco Limma destacou que, com os novos tanques, o povoado Cajazeira de Baixo, que já trabalha com piscicultura, terá maior produção e mais famílias beneficiadas. “Fizemos esta entrega durante o Festival do Peixe, que é uma oportunidade de aumentar a venda daquelas famílias que chegam a vender 1.200 quilos de peixe assado por evento. Parte da estratégia da SDR está em apoiar estes grupos de produção comunitária como este, presidido pela Rejane, para aumentar a produção de peixe no estado. Isso fortalece a segurança alimentar e, principalmente, para melhora a renda da população”, concluiu o gestor.

Limma informou ainda, durante a entrega dos tanques-rede, que, no início de 2018, a SDR vai enviar ração para a Associação dos Piscicultores.

 

Autoria: Edna Maciel