19 Março, 2019 16:50

SDR entrega mais 22 caminhões para fortalecimento da agricultura familiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta segunda-feira (18), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, a solenidade de entrega de caminhões do projeto “Alimenta Aqui” para mais 22 municípios piauienses. Os veículos foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A secretária do Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos; o coordenador do PAA, Durval Gomes, a equipe da SDR e autoridades entregaram as chaves a representantes dos municípios de Água Branca, Altos, Canavieira, Caridade do Piauí, Cocal, Floriano, Jaicós, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Jurema, Luzilândia, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Nazária, Oeiras, Padre Marcos, Paulistana, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Pedro do Piauí e Teresina.

“Temos conhecimento que uma das dificuldades para os produtores é o escoamento da produção, tranportar os produtos da zona rural e levar para a distribuição na sede dos municípios. A SDR tenta, com esses 22 caminhões entregues hoje e os 20 que foram entregues na primeira oportunidade, contribuir na execução do PAA. Além destes 42, a gente ainda tem mais 20 veículos que estão em processo de licitação, totalizandos 64 caminhões e kits que vão subsudiar as secretarais municipais de agricultura no que tange ao fortalecimento da Agricultura Familiar", declarou a secretária Patrícia Vasconcelos.

Os veículos, assim como os kits, serão utilizados exclusivamente para dar suporte ao escoamento de produtos da agricultura familiar. Após a solenidade também foi realizado um treinamento com os motoristas responsáveis pelos caminhões.

 A secretária Patrícia Vasconcelos ressaltou que os veículos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Compra Direta) irão auxiliar exclusivamente os pequenos agricultores e agradeceu o apoio das autoridades e entidades presentes que contribuíram para a concretização da ação. 

Estiveram presentes na solenidade de entrega dos veículos a vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), Lucilene Ferreira de Sousa; a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Janice Lustosa; a superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina, Maria Vilani; o deputado federal, Assis Carvalho e os deputados estaduais Francisco Limma, Francisco Costa, B. Sá Filho, Georgiano Neto e Oliveira Neto.

 

Autoria: Edna Maciel