08 Outubro, 2017 18:37

SDR entrega kits de apoio para produtores da 8ª Feira do Turismo Rural

O Secretário do Desenvolvimento Rural Francisco Limma participou na manhã deste domingo (08) da 8ª edição da Feira do Turismo Rural realizada na Praça da Cacimba Velha. A feira foi bastante movimentada com música, produtos da agricultura familiar, pintura para crianças e o melhor da gastronomia piauiense. A feira já é parte do calendário da região e possibilita aos pequenos produtores e produtoras espaço para venda de uma variedade de produtos como bebidas artesanais, legumes, hortaliças, frutas, verduras, pratos e comidas típicas e artesanato.

Em solenidade realizada no evento, que contou com a presença do Secretário de Planejamento, Antônio Neto, o secretário de Desenvolvimento Rural entregou a todos os feirantes presentes, kits de uniformização com avental e boina customizados com a marca da feira. A SDR também entregou um kit de irrigação para a produtora Maria de Jesus.

As produtoras Nadia Lima, Ducarmo e Dalila fizeram curso de culinária e há aproximadamente 2 mesese e começaram a produzir e vender biscoitos caseiros na comunidade Soinho, com a marca Delicias de Mainha. “Essa é a primeira vez que participamos da Feira do Turismo Rural aqui na Cacimba Velha. Aqui é um meio de divulgar nosso trabalho,  e começar a fazer pedidos e orçamentos mais a frente. Produzimos sequilhos de coco, casadinhos, biscoito e amanteigado de castanha, dentre outros.” declarou Nadia.

 

Mãe e filhas também participam da feira como produtoras de artesanato, é o caso das feirantes “Meninas Criativas”, apresentada por Maria Evangelista e por uma de suas filhas Tamara Raquel. O empreendimento formado pela mãe e pelas 3 filhas, tem produtos baseados no artesanato, no Piauí, no tradicional, que enaltecem o  Estado, valorizam a beleza da mulher, além de desenvolver materiais para livros através de costura e do crochê. “Já estamos há 2 anos realizando esse negócio, temos perfis nas redes sociais e é através delas que entramos em contato com nosso público para encomendas. Participar da feira do Turismo Rural aqui na Cacimba é mais uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho e de melhorar ainda mais as vendas.” Ressalta a jovem Tamara Raquel. A família é da região Lagoa da Mata, localizada próximo a Cacimba Velha.

 

 O Secretário Limma, acompanhado da superintendente Patrícia Vasconcelos, dos diretores(a) da Sdr, Durval Gomes e Liz Meireles, visitou todos os estantes, destacou a organização e a qualidade dos produtos apresentados na feira: “Quero parabenizar a todos os envolvidos pelo sucesso da Feira do Turismo Rural. A ideia é importante e hoje é uma tradição forte na região da Cacimba Velha, e ajuda a fortalecer os produtores e produtoras da região, fortalecendo assim a agricultura familiar.