09 Novembro, 2015 11:33

SDR e Seplan realizam consulta pública sobre impacto ambiental do Progere

Edna Maciel
O secretário Francisco Limma ressalta que o principal objetivo da consulta pública é apresentar ações relacionadas ao Progere que estão envolvidas nas

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan) realizaram,  nessa quarta- feira (30), no auditório da SDR, uma consulta pública com o objetivo de avaliar os impactos das ações previstas no Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere), no meio ambiente e na população do estado.

O secretário da SDR, Francisco Limma, a representante da Seplan, Maira Rolim Bandeira, e equipes de técnicos participaram da abertura do encontro apresentando ações e falando da importância dos estudos de impacto ambiental e em seguida abriram os debates para os representantes da sociedade civil, associações, produtores rurais, instituições, orgãos do Governo e organizações não governamentais.

O representante das Escolas das Famílias Agrícolas do Piauí (EFA), Antônio Francisco Carvalho, disse que o espaço foi de aprimoramento e que é uma proposta importante de abertura de diálogo com a sociedade civil, além de ser um projeto educativo, já que propõe uma discussão envolvendo a questão socioambiental.

Maria da Luz de Souza, coordenadora do Centro de Educação Ambiental e Assessoria - CEAA de Piracuruca, avaliou que é importante que o estado esteja apresetando seu plano nestes dois pilares, social e ambiental, e que todos podem contribuir. "Nós, por exemplo, temos o projeto de produção de mudas, para replantio nos 3 territórios - Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea - e precisamos de orientações", acrescenta.

O secretário Francisco Limma disse que é importante ressaltar que o principal objetivo da realização da consulta pública é apresentar ações relacionadas ao Progere que estão envolvidas nas operações de crédito com o Banco Mundial, tanto aspectos positivos como avaliar ações que possam ter efeito negativo. "É de extrema importância consultar a sociedade e aprimorar as ações do Progere II do Piauí. Estão previstos 21 milhões de reais para ações das principais cadeias produtivas, parte dos recursos são destinados para assistência técnica, mas as principais ações estão voltadas para os agricultores e agricultoras", concluiu

As inscrições e mais informações sobre o Programa e sobre a consulta pública podem ser encontradas no site www.seplan.pi.gov.br.