22 Setembro, 2017 18:08

SDR doa alimentos a quatro instituições sociais de Teresina

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do programa federal de aquisição de alimentos (PAA – Compra Direta), entregou na quinta (21) e sexta (22), alimentos e caixas para transportar frutas, verduras e carnes, em geral, para quatro projetos sociais de Teresina.

Na última quinta-feira (21), foi beneficiado o projeto social MP3 com 20 caixas para transportar alimentos e outras 10 para fazer o transporte adequado de carnes e frangos, doados pela Nova Ceasa, que repassa alimentos não vendidos, mas em bom estado de consumo, para esta instituição.

Para o coordenador do PAA, Durval Gomes, a entrega destas caixas foi de grande importância por conservar a qualidade destes produtos no ato do transporte da Ceasa à sede do projeto. “Até então, os alimentos eram transportados em caixas de monitores de computador e sacos plásticos, danificando as frutas e verduras”, ressaltou, informando que o MP3 também foi contemplado com a doação de alimentos pelo programa federal.

 

 

 

 

Também houve entrega de alimentos, nesta sexta-feira, para a Pastoral da Rua, o Abrigo São Lucas e o Abrigo Frederico Ozanam. A SDR doou abóbora, feijão verde, macaxeira, cheiro verde, alface, berinjela e quiabo. São produtos vindos da agricultura familiar e que vão alimentar centenas de jovens e idosos.

De acordo com o Padre João Paulo, coordenador da Pastoral do Povo de da Rua, a doação destes alimentos é de grande importância. “Às vezes, chegamos a alimentar 60 moradores de rua, por cada vez que distribuímos. Estamos muito gratos pela contribuição da SDR em apoiar quem faz esta ação e prol destes irmãos de rua”, enfatizou o Padre João Paulo.

Durante a semana, a Pastoral do Povo de Rua faz a doação de seis refeições, sendo que um dia é distribuído na sede da pastoral, localizada na Rua Anísio de Abreu, centro-sul. De segunda a sexta-feira, a doação é feita na Praça Rio Branco; sábado e domingo, na Praça da Liberdade; e quarta à noite, na Tabuleta.

PAA – Compra Direta

A modalidade Compra com Doação Simultânea promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial ou equipamentos públicos de segurança alimentar e da rede pública e filantrópica de ensino.

De 2016 até agora, o Programa de Aquisição de Alimentos já beneficiou, em Teresina, 39 entidades sociais cadastradas e mais de 5 mil famílias que receberam 5 toneladas de alimentos comprados de 210 agricultores familiares. O programa federal investiu, até o momento, cerca de R$ 900 para aquisição destes produtos.

 

Autoria: Larissa Machado