02 Maio, 2018 20:40

SDR apoia feiras de agricultura familiar em todo o Piauí

O final de semana que antecedeu o feriado do Dia do Trabalhador foi marcado pela realização de diversas feiras de agricultura familiar previamente agendadas durante o planejamento para este ano pela SDR Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural. As ações estavam sob a responsabilidade da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) e deram início à etapa 2018 de apoio aos agricultores e agricultoras. As feiras aconteceram nos municípios de Coivaras (dia 28) , São João da Serra (29), Cocal de Telha (29) e Francinópolis (1º).

O superintendente da Agricultura Familiar, Antônio Pereira, destacou o papel da SDR e as metas que almejam. “Nós da SDR percebemos, mais uma vez, os produtores estimulados e felizes em ter a oportunidade de vender seus produtos em uma estrutura de qualidade. Esse ano, já temos programado, aproximadamente quase 80 feiras em todas as regiões do Estado, sendo este um cronograma positivo, visto que dobramos a quantidade já de feiras realizadas só em 2017", afirmou.

Lidiane Veloso, técnica da Secretaria Municipal de Agricultura de Francinópolis, destacou o saldo positivo que fica para o município com a realização da feira na região. “Agradecemos à SDR e à prefeitura de Francinópolis pela realização da feira. Gostaria de afirmar que o ganho é coletivo, principalmente para quem expõe seus produtos, participa de oficinas e palestras. E, agora, vemos um bom resultado para os produtores que conseguiram comercializar seus produtos e que estão animados com essa nova oportunidade para conseguir mais renda. Temos uma expectativa de que, para o próximo ano, possamos aumentar o número de feiras na região do Vale do Sambito e também a possibilidade de volume comercialização nas futuras feiras”, destacou.

De acordo com dados da Superintendência da Agricultura Familiar da SDR, participaram 115 produtores entre estas quatro últimas feiras, comercializando seus produtos, gerando aproximadamente em volume de negócios, segundo estimativa de R$ 10 mil, além da realização de oficinas, exposições de animais e concurso entre criadores.

A realização das feiras conta com o apoio da SDR, juntamente de órgãos e instituições como Prefeituras Municipais, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Piauí, Banco do Nordeste, Seplan, Emater, Conselhos Territoriais, entre vários outros que são essenciais para esta ação.

 

 

 

 

Autoria: Diego Barlo