19 Fevereiro, 2021 8:31

SAF realiza 3ª edição da Quitanda Virtual em Teresina

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), a 3ª edição da Quitanda Virtual, em Teresina, com apoio do Emater. Desta vez, participaram da entrega de cestas agricultores e agricultores familiares de quatro comunidades da capital: os assentamentos 17 de abril e Santana Nossa Esperança, Comunidade Ave Verde e Povoado Soim. A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, o representante da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Francisco Limma, a superintendente da Agricultura Familiar da SAF, Liz Elizabeth Meireles acompanharam a atividade, que aconteceu seguindo todos os  protocolos de segurança.

A agricultora Conceição de Maria Machado esteve presente nas três edições e explica que no Assentamento 17 de abril, onde mora, 12 famílias são beneficiadas com o Projetos Cinturão Verde e Quitanda Virtual. Ela, o marido e um filho sobrevivem do que plantam e colhem na roça e destacou que os produtos mais procurados pelos seus clientes, além das verduras e da banana, são ovos, galinha caipira e azeite de coco. “Esta Quitanda está sendo muito boa para nós. A gente quer que melhore ainda mais”, ressaltou.

Ao todo, seis comunidades do Cinturão Verde na capital estão incluídas no Projeto da Quitanda Virtual, bem como oito municípios dos territórios da Serra da Capivara, Cocais, Vale do Canindé e Vale do Itaim.

A superintendente Liz Elizabeth explica que participam agricultores que neste período de Pandemia tinha produção e dificuldade de vender. “Nossa avaliação é boa, pois eles produzem com a garantia da venda e com recursos na conta, antes mesmo de entregar e com o diferencial da feira, onde tem muita gente circulando. Aqui, você chega, recebe seus produtos até sem sair do carro e vai embora, evita aglomerações e leva um produto de qualidade e preço justo. Todos ganham”, avalia.

A professora da Universidade Federal do Piauí, Naira Rego, conheceu a Quitanda Virtual por meio de amigos e elogiou a segurança e a qualidade dos produtos. “Queria até que acontecesse com mais frequência. Estamos participando pela segunda vez, já indicamos para outros grupos e assim vamos ajudando a formar uma rede de clientes”, afirmou.

Projeto Quitanda Virtual

O Projeto Quitanda Virtual é uma ação emergencial do Governo do Estado no âmbito da pandemia da Covid-19 e consiste na venda de produtos da agricultura familiar por meio de aplicativo de celular e tem como objetivo apoiar os agricultores e agricultoras familiares na comercialização de sua produção, ofertar às famílias piauienses uma alimentação saudável e deixar para a Agricultura Familiar uma nova estratégia de comercialização.

Repórter:Edna Maciel