10 Fevereiro, 2020 8:29

SAF participa de Feira da Agricultura Familiar em Piripiri

Foto: Natalina Alves / ascom SAF

Foi realizada neste sábado (08) a segunda Feira da Agricultura Familiar na comunidade Indígena Canto da Várzea, município de Piripiri. A gerente do Programa de Aquisição de Alimentos da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Saf), Jirles Machado, representou a Superintendência dos Programas Para a Agricultura Familiar no evento, que reuniu agricultores, agricultoras e representantes de tribos indígenas locais.

A feira é uma iniciativa da comunidade e recebe o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri e da SAF, através do Programa de Aquisição  de Alimentos  e do Progere II. Entre os produtos comercializados na feira, estão milho verde, melancia, abóbora, verduras, mudas, comidas típicas, artesanatos e roupas. O evento tem por finalidade promover e comercializar os produtos da agricultura familiar produzidos na comunidade, gerando assim renda e incentivando a produção local.

Cícero Dias, morador da comunidade, ressaltou a importância da realização de uma feira com o envolvimento dos agricultores. “Essa é a segunda edição da feira e temos aqui produtos da agricultura familiar, artesanato e culinária. Essa feira também conta com produtores de outras comunidades e isso acaba gerando uma renda a mais para todo mundo, além de movimentar a comunidade e para os moradores”

O município de Piripiri também foi beneficiado pelo Programa de Aquisição de Alimentos–PAA. A gerente do Programa de Aquisição de Alimentos, Jirles Machado, realizou a entrega de duas toneladas e meia de produtos como milho verde e melancia, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e para a Associação Cristã beneficente (ACB).

Para a gerente, o programa preza pela qualidade dos produtos e tem como principal objetivo contribuir com a alimentação saudável das famílias carentes. “Os produtos distribuídos pelo programa são de excelente qualidade e tem como principais beneficiários as famílias que são assistidas pelas instituições e que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar”, pontuou.

Se fizeram presentes a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri, Elenice Barros, o consultor do Progere II, Erivaldo Pedro Rodrigues e o Técnico do Emater Wilson Andrade.

 

Autor: Natalina Alves