SAF entrega alimentos do Programa Alimentação Saudável a mais de 20 mil famílias do Piauí

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) está em plena execução do Programa de Alimentação Saudável (PAS). O programa deve investir um milhão de reais na compra de 300 toneladas de alimentos da agricultura familiar que serão entregues a mais de 20 mil famílias em vulnerabilidade social e situação de insegurança alimentar.

Até o momento, os municípios de Oeiras, Teresina e Parnaíba foram contemplados pelo programa. Nessa primeira etapa, o PAS investiu recursos no valor de R$ 638.841,41, na aquisição de 203 toneladas de alimentos, beneficiando 13.500 famílias.

 

Parnaíba  

No município de Parnaíba, o programa atendeu a Cáritas Arquidiocesana, que na entrega realizada, na última terça-feira (18), recebeu cerca de 3.210 kg de alimentos oriundos da agricultura familiar. Os alimentos foram fornecidos pelo Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), de Piracuruca. A entrega beneficiou 214 famílias de agricultores familiares e 11 entidades atendidas pela entidade.

Dentre os produtos entregues, estão o cheiro verde, milho, galinha, abóbora, macaxeira, banana, tomate-cereja, quiabo, alface e melancia, pimentão, goiaba, batata doce, entre outros.

De acordo com Rhuan Francisco Véras, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Parnaíba, a entrega ajuda a manter as entidades. “Esses alimentos que estão sendo doados para nossa instituição serão muito importantes, pois vão ajudar a manter as entidades funcionando, principalmente as que acolhem moradores de ruas e dependentes químicos. Nós só temos a agradecer à Secretaria da Agricultura Familiar e ao CEAA pela parceria”, afirma.

 

Teresina

Nessa quinta-feira (20), a beneficiada da vez foi a Cáritas Arquidiocesana de Teresina. A entidade recebeu duas toneladas de alimentos entre banana e sequilhos, que foram adquiridos da Associação de Produtoras Rurais na Agricultura Familiar de José de Freitas (Ampraf). A entrega foi realizada no Centro Pastoral Paulo VI.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, participou da entrega e falou dos benefícios do programa para as famílias que estão sendo beneficiadas, tendo em vista a atual situação que o país está vivendo. “O PAS vem para enfrentar os efeitos da pandemia, principalmente na questão da agricultura familiar na parte da comercialização e também na questão do atendimento às famílias em situação de insegurança alimentar e fome, que é o quadro que estamos vivendo hoje. O objetivo é garantir a comercialização desses produtos e atender de forma saudável as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, pontua.

O PAS é um programa de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que atua dentro do PRO Piauí/PRO Social, e tem como objetivo dar apoio para os agricultores familiares, que produzem alimentação sem agrotóxicos, proporcionando a venda dos produtos por um preço justo. Executado com recurso do Governo do Estado do Piauí, o programa também conta com o apoio da Seplan e Emater. Em breve será lançado o segundo edital onde contemplará todos os territórios do estado.

A entrega contou com a presença da secretária Patrícia Vasconcelos; do diretor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Durval Gomes; dos deputados estaduais Francisco Limma e Francisco Costa; da superintendente de Programa para a Agricultura Familiar, Liz Meireles, e a gerente do PAA, Débora Macêdo.

 

Repórter: Natalina Alves