SAF constrói base central de Laboratório de Análise de Fertilidade de Solos

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) está seguindo o cronograma de implantação da obra da Base Central do Laboratório de Análise de Fertilidade de Solos (Fertmóvel). No local, funcionará a unidade administrativa do projeto e laboratórios para preparo de soluções e abrigo para os dois Fertmóveis.

Segundo o coordenador do projeto, Múcio Malan, o objetivo do Fertmóvel é facilitar o acesso dos agricultores e agricultoras familiares à análise de solo e suprir a demanda do estado. “Com o projeto do Fertmóvel, vamos ter condições de levar esses benefícios para os agricultores e agricultoras familiares que não têm condições de enviar as amostras de solo para outro estado. Com essa estrutura será possível fazer a análise química do solo e a partir disso saber qual será o melhor uso e qual fertilizante é o mais adequado para cada caso”, explica.

O coordenador acrescenta que a base em Teresina será usada pela equipe do Fertmóvel para preparar as soluções para as análises de solo. Além disso, também está prevista a instalação de bases em doze regionais do Emater, que ficarão responsáveis para receberem as amostras de solos dos agricultores e agricultoras familiares para posteriormente serem realizadas as análises.

As análises que serão realizadas pelo Fertmóvel compõem as chamadas análises básica ou de rotina.  Serão analisadas, no mínimo, 150 amostras por vez para detecção do teor de argila, pH do solo, necessidade de calcário, acidez potencial (H+Al), fósforo extraível pelo método Mehlich-1, potássio extraível, matéria orgânica, cálcio, magnésio e alumínio trocáveis.

 

Fertmóvel

O projeto no valor de R$ 1.022,796,00, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), é resultado de uma parceria que envolve Acordo de Cooperação Técnica da SAF com a Embrapa Meio-Norte, Embrapa Solos, Emater e a Uespi. O objetivo é de atender os agricultores com o auxílio de dois laboratórios móveis, alcançando áreas de produção que encontram-se distantes desses tipos de laboratórios. O Fertmóvel é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela Embrapa Solos do Rio de Janeiro.

 

Repórter: Natalina Alves