19 Junho, 2021 8:17

SAF autoriza construção de unidade de processamentos de pescados em Demerval Lobão

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, realizou, nessa terça-feira (15), a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Processamentos de Pescados. A unidade será instalada no município de Demerval Lobão e irá atender os Piscicultores de todo o território Entre Rios.

De acordo com a secretária Patrícia Vasconcelos, essa é uma obra importante, pois além de garantir o aumento da produção de pescado vai gerar renda para centenas de famílias de piscicultores e piscicultoras. “A construção dessa unidade vai garantir fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura no território. A obra é resultado de um esforço conjunto, onde a SAF, Emater, Seplan, Adapi e Câmara Setorial da Piscicultura, unimos esforços e conseguimos esse recurso para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva de pescado do Entre Rios. A ideia é ampliar as unidades de pescado para os outros territórios do Piauí”,  destacou a gestora.

A construção, no valor de R$ 219.038,37, atenderá diretamente 330 piscicultores e piscicultoras entre cooperados e não cooperados.

A vice-governadora Regina Sousa, que esteve na solenidade, destacou a importância do investimento para os produtores. “Isso é inclusão social, pois são benefícios que vão atender aos piscicultores e piscicultoras, que a partir de agora terão à disposição, equipamentos mais modernos. O Piauí já demonstrou que tem potencial para competir no mercado e com esse investimento será possível fazer isso, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar, que é a que põe comida em nossa mesa”, disse.

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, participou do evento e declarou que a ação vai fortalecer a Câmara Setorial da Piscicultura. “O objetivo é agregar valor e melhorar a comercialização dos produtos que são produzidos pela agricultura familiar. Essa unidade vai receber a produção e tratar o pescado, que já sairão do processamento com registro da Adapi, o que vai facilitar a comercialização e, portanto, gerar maior valor à produção dos produtores e produtoras de peixe do Território Entre Rios. São ações importantes como essas, que vão ajudar a melhorar a vida dos agricultores e agricultoras”, pontuou.

Evandro Aragão, presidente da Câmara Setorial da Piscicultura, falou dos benefícios da unidade e como esse investimento será importante para melhorar a qualidade dos produtos que serão comercializados. “A unidade terá capacidade de processar 60 toneladas de peixes por mês, esse é um volume considerável, e com certeza vai ser uma referência não só dentro do territórios, mas também dentro do estado do Piauí. Com essa unidade nós vamos incluir todo os piscicultores no processo de produção, melhorando a renda do produtor e entregando um produto de qualidade para o mercado”, afirmou.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora, Regina Sousa;  do secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles; dos deputados estaduais Francisco Limma e Francisco Costa; representantes da Adapi, Seplan, Emater; Câmaras Setoriais entre outras autoridades.

 

Repórter: Natalina Alves