19 Setembro, 2019 12:50

SAF apresenta ações no PPA para os próximos quatro anos

Secretário Hébert Buenos Aires ( Ascom/saf)

O secretário Hérbert Buenos Aires participou, na última terça (17), da abertura das negociações para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O evento é realizado no Real Palace Hotel, durante os dias 17,18 e 19, com a participação de gestores/as estaduais e representantes de conselhos territoriais e da sociedade civil dos 12 territórios. Um dos objetivos do encontro é traçar metas de investimentos do estado para os próximos quatro anos. 

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) apresentou as ações que serão desenvolvidas nos próximos 4 anos, e também as que já estão sendo executadas e que deverão continuar como, por exemplo, a distribuição de sementes, palma forrageira, subsídios de energia e kits de irrigação. Para os próximos quatro anos, a expectativa é da ampliação do Programa Viva o Semiárido, que contemplará mais dois novos territórios, o Entre Rios e o Vale dos Rios Piauí e Itaueira, além do Programa de Geração de Emprego e Renda no campo, Progere II, que atualmente é executado nos territórios do norte do Entre Rios, Carnaubais e Cocais, pontos ressaltados pela diretora da Agricultura Familiar, Liz Elizabeth Meireles.

Para o secretário Hérbert Buenos Aires, as discussões feitas durante o PPA são muito importantes, pois é uma das formas de a sociedade civil e governo direcionarem e traçarem prioridades para as aplicações dos recursos do Governo do Estado para os próximos anos, e esse novo modelo de negociação é um diferencial nesta edição: “a diferença entre os formatos anteriores e o desse ano é a maior participação efetiva dos gestores estaduais, representantes de conselhos territoriais e da sociedade civil" ressaltou o gestor.

Plano Plurianual – PPA

O Plano Plurianual (PPA) é a construção do conjunto de programas temáticos, que apontarão os caminhos a serem percorridos pela ação do governo estadual até 2023, por meio de objetivos, metas e iniciativas, de forma articulada com diretrizes estratégicas.

 

 

Autoria: Natalina Alves