09 Novembro, 2015 13:00

Reunião discutiu revitalização do Centro de Aquicultura do Vale do Parnaíba

O Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba recebeu no dia 30 de outubro membros de instituições de ensino e de pesquisa, além do Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, políticos do estado do Piauí e representates de órgãos federais para uma reunião técnica, que foi promovida com o objetivo de discutir a revitalização do Centro de Referência em Aquicultura e Recurso Pesqueiros do Vale do Parnaíba (Ceraqua).

Estiveram presentes no encontro, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes; o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o senador Elmano Férrer; o secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Lima; o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luis Fernando; o superintendente da Codevasf/Piauí, Inaldo Guerra, dentre outros atores ligados à pesquisa científica e ao desenvolvimento econômico do estado.

De acordo com os participantes da reunião técnica, as discussões foram positivas já que originaram encaminhamentos importantes para a revitalização do Ceraqua. Um deles é uma audiência agendada pelo senador Elmano Férrer com o presidente da Embrapa, Maurício Lopes. A audiência, prevista para a próxima quarta-feira (04), em Brasília, contará também com as presenças do secretário estadual da SDR, Francisco Lima, e do chefe da Embrapa Meio-Norte, Luis Fernando, que acompanharão o senador.

Os representantes da Fapepi e da SDR confirmaram que darão continuidade ao Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos, que tem como finalidade o lançamento de edital referente à contratação de mais dez profissionais para atuarem no Ceraqua. Os recursos disponibilizados para o edital serão oriundos do Tesouro Estadual.

“A Embrapa Meio-Norte já contratou dez pesquisadores com nível de doutorado que estão realizando estudos em aquicultura e pesca na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Parnaíba. Esse termo de cooperação técnica no âmbito do Governo do Estado vai viabilizar a contratação de mais dez pesquisadores para reforçar o desenvolvimento de pesquisas na área”, comentou Francisco Guedes.

Segundo o presidente da Fapepi, a assinatura do termo de cooperação será realizada no final do mês de novembro deste ano. “Parabenizo a iniciativa do senador Elmano Férrer e do prefeito Florentino Neto em promoverem essa reunião com o comitê-técnico gestor do Centro. Fico satisfeito em ver o esforço de tantas pessoas e instituições em prol do Ceraqua, um projeto que eu idealizei quando era presidente nacional da Codevasf”, declarou Francisco Guedes.