01 Junho, 2019 11:44

Projeto Viva o Semiárido realiza oficinas com empresas de assessoria técnica.

(Ascom Saf)
(Ascom Saf)

O superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Francisco das Chagas Ribeiro, e técnicos do Projeto Viva o Semiárido e do Centro Ambiental e Assessoria (CEEA) participam, nesta sexta-feira (31), de oficina na sede da secretaria. O evento faz parte de uma série de oficinas que iniciou na quinta-feira (29) e segue até o dia 13 de junho no município de Oeiras.

O diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido, Clébio Coutinho, declarou na primeira oficina, realizada na quinta-feira (29), com os técnicos do Instituto de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater), que esta é uma agenda  positiva e visa concluir os projetos de inclusão produtiva, desenvolvidos no Piauí com apoio do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida). “Estamos analisando todos os PIPs, conversando com os gestores, a fim de ter solução em tempo hábil, que idealizamos até dezembro deste ano e abril de 2020 amparados pelos recursos do projeto”, frisou Coutinho.

Ednalva Costa, presidente da Cooperativa de Produção de Serviços Técnicos Agrícolas e Associados (Cootapi), responsável pela elaboração dos PIPs no Vale do Itaim e na Serra da Capivara, participou da segunda oficina com os técnicos na quinta e destacou que acompanham 25 planos onde se destacam a ovinocaprinocultura, avicultura e apicultura. “Também destaco a oportunidade de estar fazendo acompanhamento técnico das mulheres dos quintais produtivos e associações do município de Ipiranga. Após a realização destas oficinas, acredito que obteremos sucesso na execução dos Planos de Investimento Produtivo”, concluiu Costa.

Francisco das Chagas ressalta que o Projeto Viva o Semiárido está se reunido com todas as entidades que estão prestando assessoria técnica para o PVSA, credenciadas por meio de edital de chamada pública, para pactuar as estratégias com objetivo de finalizar os projetos em andamento. “Nos reunimos com o Emater, Cootapi, e hoje com o CEEA. Nos próximos dias, será com a Cáritas, Semear, Casa Apis, entre outras, e faremos o planejamento regressivo destas datas”, diz o suprintendente, acrescentando que essa pactuação de compromissos é para concluir os 211 projetos que estão em andamento no estado do Piauí.

 

Autoria: Edna Maciel