Programa investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de alimentos

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com recursos do Ministério da Cidadania, investiu, nos meses de abril e maio de 2020, R$ 1 milhão no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado do Piauí. O recurso do governo federal beneficiou 47 municípios em 11 territórios do estado.

Os recursos são destinados para a aquisição de produtos da agricultura familiar como feijão verde, milho verde, macaxeira, melancia, abóbora, batata doce, mamão, banana, biscoito sequilhos, azeite de coco e mesocarpo. Esses itens estão sendo distribuídos para instituições que atendem famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Durval Gomes, coordenador do programa no estado, falou da importância do PAA para os agricultores e da missão da Secretaria da Agricultura Familiar no apoio à comercialização dos produtos. “A SAF continua com a missão de fortalecer a agricultura familiar no estado do Piauí e, neste momento de pandemia, destinou, nos meses de abril e maio, o valor de 1 milhão de reais para a aquisição de produtos da agricultura familiar. Essa é mais uma grande ação da secretaria, em parceria com o Ministério da Cidadania, que está levando renda para os agricultores e que apoia as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, isso mostra a relevância desse grande programa que é o PAA”, destaca o gestor.

O coordenador ressaltou ainda que o PAA tem dois grandes objetivos que são a base do programa. “O primeiro é a geração de renda, pois destina recursos para a compra da produção de nossos agricultores familiares, fazendo com que eles permaneçam no campo e que não precisem deixar seu local de trabalho. O segundo se refere à qualidade da alimentação, pois os produtos adquiridos não têm agrotóxicos, o que proporciona uma alimentação saudável para as famílias”, ressaltou Durval Gome.

Instituições beneficiadas

Ao todo, foram beneficiadas 18.350 famílias em 47 municípios de 11 territórios, com um total de 275.549 toneladas de alimentos, que foram  distribuídos a 60 instituições, beneficiadas com  recursos da proposta do ano de 2019/2020 .

Somente no município de Teresina, já foram distribuídas 20 toneladas de alimentos que foram entregues para cinco instituições que atendem a idosos, pessoas em situação de rua e famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. As instituições são: a Pastoral de Rua, o Abrigo São Lucas, a Casa Frederico Ozanan, o Centro de Juventude Santa Cabrinni – na Vila Irmã Dulce, e Pia Sociedade das Servas Rainhas do Coração.

Durante a pandemia, também foi realizado entrega nos bairros, vilas e favelas de Teresina, que beneficiaram cerca de 1.400 famílias.

O padre João Paulo Carvalho, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Teresina, reitera a importância do apoio recebido pelo programa na garantia da alimentação de muitas pessoas em situação de rua atendidas pela pastoral. “Estamos recebendo diversos alimentos como galinhas, macaxeira e abóbora, o que está ajudando muito no nosso trabalho. Temos três abrigos e estamos enviando esses alimentos para essas pessoas que estão se protegendo do coronavírus e se recuperando da dependência química”, acrescenta o religioso.

Nos municípios de Palmeirais e Amarante, no Piauí, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou a entrega de alimentos comprados dos agricultores para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras). No total, os agricultores forneceram mais de 1.500 kg de alimentos, que foram entregues às famílias em situação de vulnerabilidade nos municípios.

Produtores

Para Djalma Cardoso, agricultor e presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Alto Longá, o programa veio para organizar os agricultores e incentivá-los a produzir mais. “Esse é um programa muito importante, pois gera renda para os nossos agricultores e, consequentemente, traz renda para nosso município. E neste momento de pandemia, estamos tendo dificuldade na venda dos produtos, e o PAA está comprando a nossa produção, e isso está nos ajudando muito. Eu desejo que esse programa continue em nosso estado”, ressaltou o produtor.

A coordenação do Programa no Piauí destaca que, para a execução desta proposta, que inclui a organização, articulação e mobilização dos agricultores, o Programa de Aquisição de Alimentos conta com a parceria do Movimento Interestadual de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Centro Cocais, Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), FAF, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag) e Projeto Cinturão Verde.

João Luis, representante do MST e agricultor do Assentamento Vale da Esperança, destacou que as entregas de alimentos estão sendo feitas periodicamente. “Estamos entregando alimentos na pastoral de rua por meio da parceria com o PAA, que tem como objetivo apoiar e contribuir com a alimentação dessas pessoas em condições de rua”, acrescentou o agricultor.

João Luis ressaltou ainda que espera a renovação do programa, para dar continuidade a essa distribuição. “Com a renovação do programa, continuaremos realizando as entregas na pastoral de rua e consequentemente em outras entidades”, complementa o representante do MST.

A coordenação do programa avalia que nesse contexto de pandemia do coronavírus, medidas como essa são cada vez mais necessárias para o fortalecimento da agricultura familiar e também para a garantia da segurança alimentar das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social nos municípios.

 

Repórter: Natalina Alves