23 Novembro, 2017 14:32

Programa Crédito Fundiário capacita 120 famílias na área da cajucultura

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Programa Nacional Crédito Fundiário, realiza, entre os meses de novembro e dezembro, oficinas de capacitação para atender 120 famílias em diversos assentamentos do Piauí voltadas para o beneficiamento do Caju. As oficinas são resultado de convênio firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Rural, por meio do Crédito Fundiário, com o extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tem recursos no valor de 60 mil reais destinados à capacitação, aquisição de materiais dos cursos e pagamento dos instrutores.

Nos últimos anos, o programa tem dado a possibilidade do financiamento das áreas de plantios de caju, e hoje, segue nessa fase de aproveitamento da polpa do caju produzido nos assentamento, por meio de capacitações, buscando promover conhecimentos técnicos, teóricos e práticos da cajucultura.

As capacitações têm como objetivo promover a diversos municípios e comunidades, cursos a essas famílias, buscando gerar trabalho e melhoria de renda com a atividade do aproveitamento do pedúnculo do caju, transformando em cajuína, doce, bolo, suco e diversos pratos e produtos que melhoram alimentação e podem também ser comercializados.  Além das capacitações, as famílias também recebem kits com materiais (moinho, filtros, garrafas, dentre outros) essenciais à continuidade das atividades de aproveitamento do caju para a produção de novos produtos após o fim das capacitações.

 

Capacitação no Assentamento Boa Esperança (Ascom SDR)Capacitação no Assentamento Boa Esperança (Ascom SDR)

 

Para o diretor do Crédito Fundiário, Adalberto Pereira, capacitações como essas são essenciais para a geração de renda e valorização da cajucultura. “ Hoje, a cajucultura no Piauí é uma atividade significativa, que tem contribuído bastante na geração de renda na agricultura familiar e esse processo de qualificação profissional e capacitação das famílias permitem que eles agreguem mais valor ao caju, além de possibilitar que cada uma dessas pessoas tenha acesso a uma nova fonte de renda, e possam evitar o desperdício da polpa do caju e da castanha", declarou Adalberto.

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) são os responsáveis pelas capacitações. A parceria da realização dos cursos também é feita com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTR), locais que organizam localmente cada um dos eventos.

Durante os dias de 14 a 21, foram realizadas capacitações no município de Pio IX (Assentamento Boa esperança) e Geminiano (Assentamento Bem-te-vi). Os próximos municípios beneficiados são Oeiras (23 a 26 de novembro), Pio IX com segunda etapa (27 a 30 de novembro), Caraúbas ( 04 a 07 de dezembro) e Nazaré do Piauí (11 a 14 de dezembro).

 

Produtores de Pio IX participam da capacitação (Ascom SDR)Produtores de Pio IX participam da capacitação (Ascom SDR)

 

 

Autoria: Diego Barlo