Progere II vai beneficiar 20 mil famílias em três territórios do Piauí

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promove, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), a I Etapa da Oficina de Elaboração de Projetos de Investimentos Produtivos (PIP’s) do Projeto de Geração de Emprego e Renda (Progere II). O evento acontece a partir das 8h, no Tribunal de Contas do Estado e tem como objetivo nivelar informações com os técnicos que irão elaborar projetos de investimentos.
Durante o evento vão acontecer palestras, análise das etapas dos PIP’s e construção de agenda de elaboração destes projetos. De acordo com o diretor da SDR, Francisco das Chagas Ribeiro (Chicão), será um momento de passar todas as informações sobre o programa e também sobre os primeiros projetos que serão elaborados. Vão participar do evento, 30 técnicos escolhidos pelas seis comunidades que serão pilotos do Progere II e pela SDR.
A oficina ainda terá outras duas etapas em datas a serem definidas. A segunda, com imersão em campo, com elaboração destes projetos e o terceiro momento é o retorno dos PIPs para validação pelos beneficiários e equipe técnica. A meta é iniciar a execução destes projetos ainda em maio deste ano.
Progere II
Tem como principal objetivo aumentar a renda dos produtores rurais em situação de pobreza, mediante a concessão de incentivos financeiros e de assistência técnica para implantação de práticas agrícolas ambiental, social e economicamente sustentáveis. A ação prioriza incentivos às cadeias produtivas da apicultura, ovinocaprinocultura, mandiocultura, quintais produtivos, artesanato e fruticultura.
O Progere II vai beneficiar 20 mil famílias de produtores dos territórios dos Cocais, Carnaubais e Entre Rios, tendo como público-alvo mulheres chefes de família, comunidades quilombolas, juventude e agricultores familiares.