04 Janeiro, 2016 12:50

Produtores participam de palestra sobre Palma Forrageira

Ascom SDR
Palestra Palma Forrageira/Expoapi

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou uma palestra na manhã desta sábado (12) na 65ª EXPOAPI. O encontro capacitou produtores e criadores de ovinos e caprinos a ter um melhor manejo da Palma Forrageira, importante composto alimentar para regiões áridas e com estiagem prolongada. A palestra foi ministrada pelo especialista em manejo fitosanitário Carlos Gava, que demonstrou diversas formas de ter uma boa produtividade da palma para criadores.

"A ideia principal é tecnificar a produção. A palma forageira sempre foi usada como uma cultura renegada a segundo plano. Hoje ela tem uma importância tão grande no periodo de seca que queremos adicionar tecnologia, utilizando coisas simples para aumentar a produção", disse o palestrante. Apesar de não ter todos os nutrientes para dar ganho de peso aos animais, a palma pode ser misturada a outros concentrados ou leguminosas que compensem essa falta, sobretudo de proteínas e fibras.

A palestra faz parte do esforço da SDR de garantir meios para que o homem do campo produza bem mesmo com a grande estiagem, que já chega há 5 anos. "Já enfrentamos e cuidamos, graças a Deus, da água para o consumo humano e estamos agora cuidando da alimentação animal. O que nós desejamos é justamente a criação de um suporte forrageiro pro estado do Piauí que atenda as agropecuaristas, tanto aos grandes produtores quanto da agricultura familiar", disse o secretario Francisco Limma.

Outros encontros de capacitação ainda acontecerão como forma de complento a palestra já apresentada. A palma, em geral, contém espinhos e isto dificulta o manejo para os produtores. Para facilitar a produção destas plantas, a Embrapa Semiárido está realizando estudos de palmas adaptadas à região seca e sem espinho, como é o caso da palma dome e da palma baiana.