Produtores mostram diversidade da agricultura na Feira do Projeto Cinturão Verde

Feira do Projeto Cinturão Verde

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com o apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), realizou, nesta sexta-feira (11), em Teresina, a Feira do Projeto Cinturão Verde. O evento chega à 10ª edição e é realizado sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

A ação é uma oportunidade de comercialização para os produtores, que levam para o espaço uma grande variedade de produtos como feijão, abóbora, macaxeira, molho de pimenta, goma, puba, melancia e milho.

Para Antônio Cornélio, produtor e membro do Conselho Gestor do Projeto Cinturão Verde, a movimentação da feira é uma das vantagens da participação no evento. “A feira é um dos bons incentivos que a SAF tem nos dado, ao ceder esse espaço, uma vez por mês. É uma oportunidade de expor e comercializar nossos produtos e, assim, ter uma renda para manter o projeto”, ressaltou o produtor.

Participam dessa edição da feira, as comunidades Nossa Vitória, Serra do Gavião, Resistência Camponesa, Vale da Esperança 17 de Abril, Santana Nossa Esperança, Bacuri e Ave Verde.

Para a diretora da Agricultura Familiar da SAF, Liz Elizabeth, os produtores estão cada vez mais animados e trazendo produtos cada vez mais diversificados para a feira. “A feira tem sido muito importante para nossos produtores, pois eles passaram a organizar melhor sua produção e a diversificar os produtos que oferecem na feira, como, por exemplo, a paçoca do gergelim, farinha de puba, tomates de diversos tipos. Eles estão muito organizados e a produção está bonita, e isso é bom e nos deixa muito felizes”, ressaltou a gestora.

Sete produtores do Projeto Cinturão Verde participaram da chamada pública para aquisição de produtos da Agricultura Familiar, realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e, a partir de agora, começarão a fornecer produtos para a universidade. 

No mês de dezembro, a feira do Cinturão Verde chega à 12ª edição e contará com uma comemoração especial que será divulgada posteriormente pela SAF.

Feiras

Neste domingo (13), será realizada a 1ª Feira Comunitária da Grande Santa Luz, a feira será na comunidade Santa Luz, na estrada PI 102/União, zona rural de Teresina.

Projeto Cinturão Verde

O Projeto Cinturão Verde é uma experiência inovadora de produção de hortaliças, grãos e tuberosas e de criação de galinha caipira. Foi implantado em 2003 pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), tendo como agente financiador o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e parceiros, o Emater e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STTR).

A área de atuação do projeto se dá no entorno de Teresina, em 11 municípios: União, José de Freitas, Altos, Teresina, Pau D´arco, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos, Palmeirais e Nazária.

No decorrer desses anos, foram implantadas duas etapas que beneficiaram 26 comunidades, nos municípios de Teresina, Nazária, União, Altos, Demerval Lobão e José de Freitas.

Autoria: Natalina Alves