09 Novembro, 2015 13:13

Produtores de soja se preparam para início de plantio

No Piauí, produtores se preparam para o início do plantio da soja e aguardam a temporada de chuvas que está prevista para iniciar a partir do dia 20 de novembro, segundo previsões meteorológicas. Na região de Uruçuí, Sul do estado, os produtores já estão prontos para dar início ao plantio, aguardando as primeiras chuvas que devolvem a umidade necessária no solo para o começo dos trabalhos de campo.

De acordo com as previsões climáticas da Somar Meteorologia, não há previsão de chuvas para a região do Matopiba neste fim de mês e o tempo deve continuar aberto com temperaturas altas. Somente a partir do dia 20 de novembro poderá ocorrer uma mudança no padrão climático, trazendo chuvas com condições de plantio em várias localidades do Matopiba, principalmente no Cerrado piauiense.

Além do período seco, a safra 2015/16 tem sido influenciada pela alta do dólar, e, se por um lado a desvalorização do real frente à moeda norte-americana é positiva para a composição dos preços no mercado interno, por outro, eleva os custos de produção.

De acordo com o superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Adalberto Pereira, todas as medidas estão sendo tomadas para controlar o câmbio e frear a inflação. “É visível a oscilação no câmbio do dólar e isso deixa os produtores de soja, e de outros grãos, apreensivos, principalmente aqueles que têm como principal consumidor o mercado externo. No entanto, o Governo do Estado tem tomado todas as medidas de intervenção de mercado, garantindo que esses problemas não acarretarão na redução da área plantada de soja no Piauí”, explica o superintendente.

Nesta temporada, a presença do fenômeno El Niño deve reduzir o volume de chuvas no Norte e Nordeste, por isso os produtores precisam "se adaptar" às novas condições climáticas, melhorando o perfil do solo e investindo em tecnologia específica para a região.