05 Junho, 2018 14:39

Piauienses participam do IV Encontro Nacional de Agroecologia em MG

O IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), com o lema “Agroecologia e democracia unindo o campo e a cidade”, foi realizado no Parque Municipal de Belo Horizonte, de 31/05 a 03/06, e reuniu jovens, homens e mulheres de diversos estados como Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte e Minas Gerais.Uma agenda intensa incluiu seminários, feira dos Saberes e Sabores (uma grande feira aberta com produtos orgânicos, alimentação, doces, farinhas e pães, debates) rodas de conversa, oficinas culturais e exibição de filmes para o público que participou do encontro.

O ENA é coordenado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e tem como objetivo principal oferecer à população os diversos alimentos que o Brasil produz, mais saudáveis, sem agrotóxicos e a preço popular.

Uma delegação composta por 49 pessoas, entre elas, a secretária da SDR, Patrícia Vasconcelos, e o superintendente da Agricultura Familiar, Antônio José Pereira; agricultores e agricultoras, representantes de quilombolas, associações e outras entidades, participou do evento.

Patrícia, que esteve presente na abertura do encontro e da Plenária de Mulheres, ressaltou a importância da participação da delegação do Piauí e de outros estados, num momento em que, segundo a gestora da SDR, a conjuntura da agroecologia é bastante complexa, com a participação ativa das diversas atividades como oficinas, discussões e encaminhamentos.

A programação contou com a realização de plenárias com debates e informações que envolveram a produção agroecológica como mudanças climáticas, conservação de fontes da água agrotóxicos e transgênicos, sementes crioulas, conflitos vividos pelos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, reforma agrária, além de produtos.

Durante o encerramento do ENA, no domingo (03), o superintendente da Agricultura Familiar, Antônio José Pereira, destacou as discussões em torno de questões que envolveram as mulheres, a juventude e as práticas de produção agroecológica. “A diversidade de conhecimento, a troca de saberes e a participação dos nossos produtores nas feiras agroecológicas merecem destaque neste importante evento”, pontuou Pereira.

 Adalberto Pereira, representante da Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí e Associados (Cootapi).  afirmou que a diversidade observada no evento mostra que o movimento da agroecologia no Brasil é crescente e esse avanço demonstra necessidade de investimento em politicas públicas para o desenvolvimento no campo.Neste sentido Adalberto e citou a importância da Rede Piauiense de Agroecologia (Arrepia), criada recentemente, durante seminário realizado no Piauí.

As agricultoras, Maria de Fátima da Conceição,de São Raimundo Nonato e Gereni Maria Alves, do assentamento Vale da Esperança, em Teresina,têm a mesma opinião do que trazem de importante do encontro na bagagem, as informações sobre como funciona a caderneta ecológica, onde poderão anotar informações sobre tudo o que plantam nos quintais produtivos, como, por exemplo, o que produzem, compram e vendem, sobre a renda de cada uma, tendo, assim, um controle mais efetivo

Já, a quilombola Marilene Rosalina avalia que, além da troca de experiências adquirida numa feira desse porte, envolvendo o meio ambiente e os diversos assuntos, há um compromisso firmado dos participantes e o de se transformarem em multiplicadores das atividades do ENA.

Representantes de 14 países participaram do ENA, entre eles a Colômbia, Bolívia e Peru, além do Comitê Contra a Fome e para o Desenvolvimento, que acompanha organizações em 10 países.

O encerramento do encontro foi marcado por um ato público na praça da Liberdade, seguido de um banquete 100% agroecológico no Parque Municipal.

 

Autoria: Edna Maciel