03 Junho, 2019 13:02

Piauienses participam de intercâmbio sobre turismo rural na Paraíba

O coordenador do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) do Terrotório Vale do Sambito, Luiz Nogueira, e representantes de comunidades beneficiárias do projeto participaram do "Intercâmbio com foco no turismo rural no semiárido - Conhecer, valorizar e manter o semiárido brasileiro”, no estado da Paraíba.

O intercâmbio foi realizado pelo Fida e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do programa Semear Internacional, em parceria com o Governo da Paraíba, por meio do projeto Procase, e a Corporação Procasur, de 27 de maio a 01 de junho, e passou pelas cidades de Areia, Boqueirão e Cabeceiras.

Luiz Nogueiraa artesã Alice Vieira, da Associação dos Artesãos de Ipiranga; a agricultora da comunidade São José dos Cocos, Francisca de Deus; e o jovem da comunidade Meios, José Luis de Sousa, fizeram parte da comitiva, composta por 30 representantes de cinco estados do nordeste. O grupo visitou as cidades selecionadas para conhecer iniciativas com forte potencial turístico em suas regiões, e que recebem o apoio do Procase. O objetivo foi mostrar aos visitantes como cada lugar se desenvolveu dentro do turismo rural.

Como o primeiro intercâmbio, promovido pelo Fida, voltado para esse segmento, o coordenador do Vale do Sambito, destacou a receptividade, o olhar para o empreendedorismo e a valorização da cultura local. “Temos que ter um olhar diferenciado para o que pode gerar emprego e renda na comunidadeVisitamos uma associação na Paraíba, por exemplo, que mostra bem essa integração. O restaurante da associação que atende aos turistas tem como fornecedor de polpa de frutas para a venda de sucos o restaurante também oferece ao turista uma oficina com artesãos da comunidade”, pontuou Nogueira.

O superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), Francisco das Chagas Ribeiro, destacou que o grupo foi selecionado para participar do intercâmbio pelos diversos projetos que desenvolve com potencial para o turismo. “Inclusive locais onde podemos encontrar pinturas rupestres, aguadas, cachoeiras, numa paisagem muito favorável para o ecoturismo, como São José dos Cocos, comunidade de Ipiranga, que pode gerar maior fluxo de pessoas para visitação”, disse o gestor.

Ele acrescenta que alguns projetos que foram visitados na Paraíba tiveram como foco as artesãs e rendeiras que trabalham com linha. “Por isso nossa escolha em levar também uma artesã da Associação de Ipiranga, para que houvesse esta troca de informações e conhecimento”, concluiu Ribeiro.

A programação contou com visitas a cooperativas, restaurantes e projetos de experiências exitosas com caprinos e ovinos, artesanatos de couro, produção de flores, agroindústria de polpa de fruta, propriedades de agricultura familiar, produção de queijo e leite, crocheteiras, práticas agroecológicas e boas práticas com o semiárido. O encerramento foi realizado na tradicional Festa do Bode Rei.  

 

Autoria: Edna Maciel