02 Maio, 2018 14:50

Piauí participa do Encontro Global de Talentos Rurais em Moçambique.

Os piauienses Joaquim Ribeiro Magalhães, coordenador do PVSA no território Vale do Sambito e Marcília Rodrigues da Sousa (Chitara), do quilobom Saco do Curtume em São João do Piauí foram os representantes do Piauí no Encontro Global de Talentos Rurais, realizado entre os dias 23 a 25, na cidade de Xai-Xai, em Moçambique na África. Os representantes foram enviados através da representação do PROJETO Viva o Semiárido executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, que é co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)

Durante o evento, os participantes estiveram em reuniões, palestras e rodas de conversas com os diversos países participantes, além de também interagirem com membros da delegação brasileira( que incluiu também representantes da Bahia), visando a integração e interação dos participantes durante o intercâmbio. Além disso, foram realizadas visitas em diversas comunidades da região para conhecer mais sobre as ações produtivas da região de Moçambique, além de também conhecer mais sobre a cultura local, buscando estreitamento das relações entre Moçambique e Brasil.

Joaquim Ribeiro, um dos participantes piauienses ressaltou que eventos como esse devem ser constantes para a evolução do conhecimento no campo rural. “É necessário que continuemos participando e realizando mais intercâmbios para troca de conhecimentos e tecnologia entre os países para o desenvolvimento rural e para que possamos destacar os talentos rurais de cada região, seja ela na América Latina ou África.” Destacou o coordenador.

O diretor de inclusão produtiva da SDR, Francisco Ribeiro, o Chicão, ressaltou positivamente a participação do Piauí em eventos como esse. "Participamos deste evento, através da representação de Joaquim Magalhães e também da produtora Marcília e a avaliação inicial que fazemos é bastante positiva, onde o Piauí e o PVSA foram representados de forma bastante positiva, despertando curiosidade aos que estiveram no evento, onde algumas ações e experiências exitosas da SDR e PVSA foram apresentadas. E entendemos que o importante é perceber que estamos cada vez mais estreitando as relações entre Moçambique e Brasil, além de outros países, entendendo que isso é essencial para coletivamente ser construída uma base de conhecimento necessário para viabilizar o desenvolvimento sustentável no campo.” destacou o diretor.  

O evento buscou promover troca de saberes, abordando casos e experiências relevantes de inclusão de talentos rurais nos sistemas de assessoria e assistência técnica rural, públicos e privados. Neste contexto, o evento ofertou 100 vagas para participantes de 12 países localizados na América Latina, África Central e Ocidental, África Oriental e do Sul, além da Ásia e Pacífico.

 O Encontro Global de Talentos Rurais foi promovido pelo Projeto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores de Maputo e Limpopo (Prosul) e pelo Estatuto Orgânico do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, em parceria com o FIDA e a Corporação de Treinamento Regional em Desenvolvimento Rural (PROCASUR).

 

INTERCÂMBIO BRASIL – MOÇAMBIQUE em 2017 

A participação do Piauí neste evento foi também resultado do Intercâmbio Brasil – Moçambique realizado em dezembro do ano passado e promovido pelo Programa Semear Internacional.No Piauí, a comitiva visitou experiências em comunidades rurais e associações dos municípios de Picos, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, São João do Piauí e Queimada Nova. O evento teve como objetivo promover uma troca de experiências e uma importante aproximação entre os projetos FIDA do Brasil e de Moçambique.