20 Setembro, 2019 21:50

Piauí participa de Congresso Internacional de pescado em Foz do Iguaçu

O diretor de Fomento à Piscicultura da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Luciano Brito, participou, nos dias 17 a 19 de setembro, da primeira edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil, realizado em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu representantes de todos os elos da cadeia produtiva do pescado.

A comitiva do Piauí foi composta por gestores, como a prefeita de Esperantina Vilma Amorim; a secretária de Agricultura, Sara Evily; piscicultores da Cooperativa de Aquicultores do Piauí; o vice-presidente da Câmara de Piscicultura do Território dos Cocais, Luís do Peixe; o presidente da Câmara de Piscicultura do Território dos Cocais, Olímpio Júnior; presidente da Câmara Estadual de piscicultura, Evandro Aragão, e o presidente da Cooperativa de Piscicultores do Vale do Parnaíba (Pescool), Adriano Barbosa.  A programação contou com mais de 16 palestras sobre sistemas de produção, desafios da indústria e do mercado, tecnologias de produção e processamento, nutrição, sanidade, manejo.

O diretor de Fomento à Piscicultura da Secretaria de Agricultura Familiar, Luciano Brito, destacou a importância da participação da comitiva que busca conhecimentos específicos nas áreas de beneficiamento e processamento de peixes, cooperativismo e novos mercados para comercialização do pescado piauiense. 

Produção de peixes

A região sul do país é a maior produtora de pescado do brasil e mercado global da pesca movimenta cerca de US$ 160 bilhões por ano. O Brasil participa com menos de 2%. A produção de peixes cultivados no País atingiu 722.560 toneladas em 2018, com receita de cerca de R$ 5,6 bilhões.