Piauí participa de capacitação sobre Caderneta Agroecológica em Recife

Natalina Alves
Representantes do Piauí em Recife.

Foi realizada entre os dias 03 e 05 de julho em Recife no CEGOE- Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Seminário Regional para formação no uso das cadernetas agroecológicas dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. O evento reuniu agricultoras/es e assessoras/es de organizações não-governamentais da Região Nordeste.

A Caderneta Agroecológica (CA) foi elaborada pelo Centro de Tecnologias Alternativas na região de Zona da Mata em Minas Gerais (CTA/ZM), em diálogo com o Grupo de Trabalho Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, com objetivo de ser de fácil apropriação pelas agricultoras e de analisar a contribuição das mulheres rurais para a economia familiar e para a reprodução do seu agroecossistema.

A comitiva do Piauí foi composta por agricultoras, consultoras e técnicas, e foi coordenada pelas Consultoras Sarah Luiza e Júlia Aires, e Andrea Simone e Francisca Leal.

Para Sarah Luiza Consultora em Gênero, o próximo passo agora é repassar esse trabalho para cerca de 150 mulheres do Piauí e fortalecer as experiências que já vinham sendo desenvolvidas pelo projeto Viva o Semiárido: "Vamos mostrar o quanto as mulheres tem contribuído com a renda do estado do Piauí" pontuou Sarah.

Por meio da caderneta, as mulheres podem contabilizar o quanto investem e o quanto lucram com a produção agrícola no roçado e em casa. Com os resultados é possível observar o aumento na renda das mulheres, criando autonomia e independência, e fortalecendo o processo de respeito e inclusão das produtoras rurais.

A programação contou com apresentação de Projetos, discussão em plenária, exibição de vídeos entre outras atividades. Ao final dos três dias foram entregues as participantes as cadernetas feitas durante os dias de atividades.