01 Agosto, 2017 8:28

Piauí assina acordo para melhorar avaliação e monitoramento de projetos

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) participaram do 9º Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, realizado nos dias 27 e 28 deste mês, em Natal (RN). O evento teve como objetivo discutir políticas públicas para desenvolver o setor da agricultura familiar em toda a região.

Na ocasião, foi apresentado um estudo acerca das novas ruralidades na perspectiva da agricultura familiar, reafirmando a importância desta atividade rural no contexto da economia nacional e internacional, tanto no âmbito da produção de alimentos, como na preservação ambiental e, principalmente, na questão da sustentabilidade econômica.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, outro momento de grande relevância no fórum foi a apresentação de experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que estão sendo implementadas em alguns estados. “O fórum reafirmou a importância estratégica que tem para a implementação das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar em um momento em que o Brasil enfrenta várias turbulências acerca da implementação destas políticas”, ressaltou Francisco Limma.

Durante o evento, também foi discutida uma nova metodologia de avaliação das perdas das safras a ser tratada com a coordenação nacional do projeto Garantia Safra. Trata-se de uma experiência que foi apresentada pelo Ceará, que está reavaliando o método adotado, anteriormente, que traz imperícias e imprecisões na avaliação dos impactos.

Ainda em Natal, a SDR assinou contrato de consultoria com a LVieira, empresa do Rio Grande do Norte que desenvolveu o sistema Sigma de monitoramento e avaliação (M&A) para o Banco Mundial. E o Governo do Piauí conseguiu, por meio de acordo de cooperação técnica, a cessão desse sistema junto ao Governo do Rio Grande do Norte para que seja feita a customização para adaptar as condições e a realidade das políticas públicas executadas pelo Estado do Piauí. A ação vai contemplar projetos e programas executados pela SDR, como o Progere e Viva o Semiárido, além de outros do Estado em geral.

Por esse sistema, todos os projetos estarão interligados ao setor financeiro do Banco Mundial e do Fida; e ainda aos sistemas da Seplan, Sefaz, Cepro, dentre as demais pastas do Estado.

O diretor de Inclusão Produtiva da SDR, Francisco das Chagas Ribeiro, afirmou que a integração vai ser importante por reduzir o gasto com tempo e aumentar a segurança das informações obtidas por esse método. “Outro ponto relevante desta parceria é que será possível obter dados de sistemas federais, a exemplo do Dapweb, que cuida das declarações de aptidão para o Pronaf, além do sistema que controla o Bolsa Família e dos demais programas de distribuição de renda. Com isso, poderemos melhorar o M&A dos projetos e programas executados, principalmente pela SDR”, finalizou Francisco das Chagas.

 

Autoria: Larissa Machado