Palestras e Oficinas levam produtores ao 5º Festival da Cajuína

A Secretaria do desenvolvimento Rural realizou atividades de capacitação durante os primeiros dias do 5º Festival da Cajuína. A programação contou com ações voltadas para o Programa Piauí Empreendedor e o cooperativismo e empreendimento solidário, técnicos especializados participaram das oficinas e palestras .
Dentro das atividades da Secretaria do desenvolvimento Rural, durante os primeiros dias do 5º Festival da Cajuína, foram programadas a participação de técnicos em oficinas e palestras, voltadas para o Programa Piauí Empreendedor e o cooperativismo e empreendimento solidário.
Nesta sexta-feira, o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou da palestra ministrada por Leonardo Pinho, presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários - Unisol Brasil, que defendeu a continuidade do trabalho de divulgação, qualidade de produção e comercialização com apoio do Governo do Estado, voltadas para os produtos piauienses, como é o caso da cajuína, bebida genuinamente piauiense.Participaram produtores e representantes de associações e outras entidades organizadas de 15 municípios
Após a palestra e explanação sobre as ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), voltadas para a Agricultura Familiar, Limma recebeu das mãos do presidente da Unisol, Leonardo Pinho, um documento do projeto para o Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Economia Solidária no Estado. Estava presentes a superintendente da SDR, Patrícia Vasconcelos; o diretor do Crédito Fundiário, Adalberto Pereira; o diretor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Durval Gomes; e, o presidente da Câmara Setorial, Lenildo Lima , .
O projeto da central de cooperativas e empreendimentos solidários do Brasil, tem como objetivo fortalecer dos empreendimentos de autogestão, por meio de ações técnicas e formativas visando a geração de trabalho e renda e a promoção do desenvolvimento sustentável no estado.
“Nesta palestra também tratamos do resultado do edital de Redes que saiu pelo ministério do trabalho e que coordenamos a inscrição das associações e cooperativas, da organização e mobilização para projeto de agroecologia da fundação Banco do Brasil e compravamos que estamos dando passos largos para consolidar a Unisol Piauí, um momento de mobilização celebração”,afirmou.
O secretário Francisco Limma frisou a importância da realização das palestras, que transmitem conhecimento para os produtores nos mais diversos níveis. "O momento é de troca de informações, de tirar as dúvidas e principalmente de lutar pelo que já conquistamos e que já tem a nossa marca, como é o caso da nossa cajuína.Este é o objetivo do governador Wellington Dias, colocar em prática projetos que elevem ainda mais o Piauí, que tanto tem se destacado em outras áreas, e que mostra que também pode ser destaque no desenvolvimento rural ” concluiu.
O 5º Festival da Cajuína do Piauí que está sendo realizado no Riverside Shoping,encerra neste sábado com programação que inclui oficinas. palestras, exposições e shows com artistas do estado.A realização do evento é da Câmara Setorial de Cajucultura com apoio do governo, por meio da SDR,Sebrae, entre outros parceiros.