15 Outubro, 2018 14:59

Milton Brandão realiza I Feira da Cajuína

Foi realizada na manhã de sábado (13), a I Feira da Cajuína da comunidade Vereda, localizada na zona rural de Milton Brandão, quando o Diretor do DIP(diretoria de Inclusão Produtiva) Francisco das Chagas Ribeiro( Chicão), representou a SDR.

Na ocasião foram comercializados pelos agricultores (as) da região, diversos produtos da agricultura familiar, oriundos do caju como a cajuína, castanhas, doce de caju entre outros.

O prefeito Casa Grande disse que o apoio ao evento faz parte do projeto de sua gestão para divulgar a cidade nas mais diversas áreas, além de incentivar outros municípios.

“ estamos iniciando na produção de cajuína,mas nosso objetivo é colocar Miltom Brandão e região no cenário Nacional”.

O vereador Assis Neves, ressalta que a região é muito grande e o caju é muito desperdiçado, e que mesmo aproveitado na produção de castanhas, boa parte é direcionado para alimento dos animais. Ele disse ainda que espera com a realização da Feira, aumentar a produção de outros produtos como bife de caju, polpa e a cajuína e o emprego e renda da comunidade local.

O Senhor Henrique Pereira de Andrade , produtor da comunidade Bom Progresso,  também acentuou que o caju é mal aproveitado na região “ produzimos mais de 5 mil quilos de castanha só aqui na comunidade, acho que o festival pode divulgar melhor a produção da cajuína, aumentar as vendas  e assim melhorar a vida e muita gente” .Concluiu.

 

O diretor Francisco das Chagas Ribeiro,explica que a região tem como característica solos arenosos, mas têm este potencial, para produção de mandioca, feijão e de muito caju. “Diferente do período de escassez de chuvas, que ocasionou queda a produção, estamos num momento de boas expectativas, e com esta melhora, os produtores do município aproveitaram para fazer uma experiência com os subprodutos do caju, e nós da SDR, estamos aqui pra dar continuidade ao projeto iniciado pelo deputado Francisco Limma, quando esteve à frente da Secretaria, implantando políticas públicas de incentivo em comunidades como esta, com grande potencial para melhorar  a renda das famílias,com a comercialização tanto do doce como do produto mais nobre, que é a cajuína”. Um dos primeiros projetos para a incrementar a produção da região ,segundo Chicão,  será a oferta de cursos de capacitação para os produtores locais.