01 Abril, 2019 9:27

II Encontro de Jovens do Semiárido será realizado em Picos

Se depender dos Jovens que participarão do II Encontro de Jovens do Semiárido, realizado no município de Picos, de 05 a 07 de abril, o evento será um amplo espaço de discussões e elaboração de propostas.Na ocasião, serão apresentadas idéias e projetos que estão dando certo por quem conhece a realidade e as dificuldades da vida no campo, e que podem contribuir para a melhoria de condições das famílias do semiárido brasileiro,

A expectativa do evento é reunir, na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI) da cidade, cerca de 400 jovens de 10 estados, entre participantes, oficineiros e palestrantes.Delegações com jovens da Bahia , Sergipe, Pernambuco e do Piauí já confirmaram presença.

Lucas Oliveira (20) é do município de Filadélfia e faz parte da delegação composta por jovens que vem do agreste da Bahia para a atividade no Piauí. Ele acredita que o encontro irá trazer novos conhecimentos e avalia que ajuventude de hoje precisa de mais oportunidade, qualificações, experiências e capacitações. “Quanto mais o jovem receber incentivo, melhor para buscar conhecimento e se especializar naquilo que faz, seja cuidando da sua terra, no mercado como jovem aprendiz, em atividades urbanas e rurais, empreendendo ou tendo acesso aos cursos universitários mais disputados”,frisou.

A jovem técnica em agroecologia, Hildenize dos Anjos, está vindo na delegação do agreste de Pernambuco. Ela espera um encontro produtivo, com oportunidade de construção, diálogos e particularmente chama a atenção para o resgate da pauta do Plano Nacional da Juventude. "Participei da elaboração deste plano, junto com a equipe da Contag em 2015 e creio que neste evento teremos oportunidade de trazer bons resultados”

Para Francisca Neris, jovem representante da delegação do Piauí, que assim como a maioria dos jovens inscritos no encontro é beneficiária de um dos projetos do PVSA ( Projeto Viva o Semiárido), apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A jovem avalia que o encontro será rico de novas experiencias e com o diferencial do incentivo entre os próprios jovens. “Este encontro vai ser uma conquista, um marco na história do semiárido brasileiro e do PVSA, envolvendo temas e palestras muito importantes. Por isso, espero que todos se dediquem, pois estarão ajudando os jovens e as jovens que estão precisando deste incentivo a levantar sua autoestima e reconhecer a força que eles tem", ressaltou Francisca.

O Encontro é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Coordenadoria de Políticas para a Juventude (COJUV) e Projeto Viva o Semiárido, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Programa Semear Internacional e conta com apoio de movimentos sociais.

 

Confira aqui a programação do evento.

 

 

Autoria: Edna Maciel