01 Junho, 2019 20:47

I Expolongá reúne produtores de caprinos e ovinos da Região

O secretário Herbert Buenos Aires, o prefeito Henrique César, o prefeito de Coivaras, Marcelino Almeida,o secretário de Agricultura André Gayoso e outras autoridades do município, partciciparam da abertuta oficial da I Feira da Agricultura Familiar de Alto Longá, a Expolongá, na manhã deste sábado (1º).

Além de estandes com exposição e comercialização de ovinos e caprinos, a feira também contou com exposição de equipamentos, um trator, comidas e bebidas típicas e artesanato produzido na região. As oficinas também fizeram parte da programação sobre orçamento forrageiro e silagem enriquecida, com os oficineiros do Sebrae Herbert Carpegianne e Renata Carla. No final da tarde, os participantes participam de Bodejada, prova do laço do bode e para encerrar a noite, shows com bandas de forró.

O prefeito Henrique César destacou a iniciativa e o resultado da feira que só é possível com o trabalho e dedicação da equipe da prefeitura e dos apoiadores, como o Sebrae e o Governo do Estado. A feira serve de exemplo para a realização de outros eventos. “A expectativa é reunir 500 expositores/as com produtos da agricultura e da pecuária de Alto Longá e municípios circunvizinhos”, frisou.

O secretário Hérbert Buenos Aires destacou a realização das feiras em todo o Piauí, calendário organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF), durante todo o ano, tem o objetivo de melhorar a renda das famílias dos pequenos produtores e acrescentou que várias famílias realmente podem ter uma renda regular maior a partir de sua produção, com diversas ações, por exemplo, se a prefeitura comprar a maior parte dos alimentos da merenda escolar do seu próprio município, também vai ser uma força para este pequeno produtor que depois seguirá em busca de outros mercados para comercialização de seus produtos. Reafirmo que a Secretaria está à disposição das prefeituras neste sentido, de parcerias nesta direção que beneficiem as famílias de agricultores familiares”, concluiu Hérbert.

IV Feira da Agricultura Familiar em Demerval Lobão

Nesta sexta e sábado (31 e 1º) , cumprindo o calendário de feiras também foi realizada a Feira da Agricultura Familiar em Demerval Lobão, na ocasião o Coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Durval Gomes, representou a secretaria de Estado da Agricultura Familiar.

 

 

 

 

 

 

 

Autoria: Edna Maciel