23 Setembro, 2020 8:59

Governo lança Programa de Alimentação Saudável

Secretaria de Estado da Agricultura Familiar lançou, na última quarta-feira (23), o Programa de Alimentação Saudável (PAS), que será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em nível estadual, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado do Planejamento (Splan) e Emater nos municípios.

Segunda a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, nesta primeira etapa o programa beneficiará os Territórios dos Carnaubais, Cocais, Chapada Vale do Itaim, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Entre Rios, com recursos da ordem de R$ 1.000.000, alcançando em media 2.500 Famílias. “Mais R$ 4 milhões de recursos estão garantidos para a execução do programa nos Territórios de Desenvolvimento do Estado do Piauí, no próximos meses e no início de 2021”, frisou a gestora.

O PAS viabilizará o credenciamento de organizações sociais que trabalhem com agricultores familiares com foco na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

O coordenador do PAA no Piauí, Durval Gomes, ressalta que a estratégia deste novo programa está centrada na aquisição de alimentos da agricultura familiar, na modalidade praticada pelo Programa Nacional de Alimentos (PAA), ou seja, a aquisição de produtos de agricultores familiares, com doação simultânea para famílias em vulnerabilidade social e em situação de insegurança, atendidos pelas redes socio assistenciais.

Com  esta ação, a Secretaria da Agricultura Familiar vai viabilizar a comercialização dos produtos oriundos de agricultores familiares, propiciando, assim, a geração de mais renda e a permanência das famílias no campo, garantido também, por meio da doação simultânea, a suplementação alimentar das famílias em situação de insegurança alimentar com a oferta de alimentos saudáveis que serão distribuídas por meio das redes socioassistenciais nos municípios que constituem a área de abrangência do projeto.

 

ACESSE O DOCUMENTO NO LINK A BAIXO

 

EDITAL