06 Fevereiro, 2021 22:15

Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas

Foto: Natalina Alves / ASCOM SAF

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) está concluindo a entrega de sementes e mudas para mais de 60 mil agricultores familiares nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. A Secretaria vem disponibilizando sementes om o objetivo de aumentar a produção da agricultura familiar.

Em 2021 estão sendo distribuídas 300 trezentos mil quilos de sementes de feijão e milho, 600 mil mudas de caju e 920 mil raquetes de palma forrageira. A ação beneficiará agricultores familiares de diversos municípios. Para tanto, foram investidos R$ 4.223.999,80 (quatro milhões, duzentos e vinte e três mil, novecentos e noventa e nove reais e oitenta centavos), pelo Governo do Estado, através da SAF.

A secretária Patrícia Vasconcelos, que participou da entrega no município de Batalha, destaca a importância das parcerias para a realização da ação em todo o estado. “Destacamos a parceria significativa dos técnicos do Emater que contribuem com os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais também e com as prefeituras por meio das secretarias municipais de agricultura”.

A secretária disse ainda que no ano de 2021, a SAF conseguiu entregar as sementes e mudas no momento apropriado para o plantio e que estão sendo beneficiados agricultores atendidos pela Secretaria através de ações, programas e projetos, como por exemplo, o Projeto Viva o semiárido, Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere II), Programa Estadual de Crédito Fundiário e Programa de Aquisição de Alimentos.

Para Antônio Luís, morador do assentamento Terra Ativa, no município de Batalha, e atendido pelo Progere II, esse é mais um incentivo para aumentar a renda. “Nunca é tarde para plantar e como temos os aviários é muito importante fazer a plantação, pois depois vai servir também de alimento para os animais”, destacou Antônio Luís.

A execução da ação é realizada pela Secretaria de Agricultura Familiar, em Parceria com o EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretarias Municipais de Agricultura, e os critérios de distribuição estão sendo feitas de acordo com a Portaria da SAF 02/2021 de 15/01/2021.

Moisés Amaro, morador da comunidade quilombola Canabrava dos Amaros, localizada no município de Picos e um beneficiário do PVSA, falou da importância de receber as raquetes palmas. “Recebemos as palmas forrageiras que vão ser plantadas. Essa é a primeira vez que nossa comunidade foi beneficiada com as palmas e nós agradecemos”, ressaltou o agricultor.

O diretor Clébio Coutinho declarou que a essa é uma ação importante e visa dar a garantia de reposição de áreas de culturas anuais bem como a reposição da palma forrageira e também dos pomares de caju, que é uma cultura muito importante para o Piauí principalmente na região do semiárido. A secretaria já distribuiu as sementes de milho, feijão e raquetes de palmas nos 12 territórios do Estado e a previsão é que ainda no mês de fevereiro seja dado início ao processo de distribuição de mudas de caju. Essa é mais uma ação do PRO Piauí e PRO Social e tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia para que o agricultor possa diminuir seus custos de produção e assim conseguir produzir cada vez mais.

 Repórter: Natalina Alves