Governo inaugura unidade produtiva em Itaueira

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa Crédito Fundiário, inaugurou, nessa sexta-feira (13), a unidade produtiva Onias de Araújo Costa, no município de Itaueiras. A unidade recebeu investimentos na ordem de 1.211.980 (Um milhão, duzentos e onze mil e novecentos e oitenta reais), incluindo aquisição de terra e créditos de investimentos (casas, arranjos produtivos, água e energia).

Para o presidente do assentamento Onias de Araújo Costa, Francisco Pimentel, essa é uma oportunidade de todos terem suas casas e dar uma vida melhor para as suas famílias. “Esse é um grande passo para o nosso assentamento, esperamos agora ter acesso a outros projetos do governo para que todos possam continuar crescendo”, disse.

A cerimônia contou com uma missa, a benção das chaves das casas das 20 famílias e descerramento de placa de inauguração da unidade produtivas. Participaram da solenidade o Prefeito de Itaueiras, Quirino Avelino, o vice-prefeito, Patrício Leitão, o vice-presidente do Assentamento, Francisco Pimentel, a presidente do STTR de Itaueiras, Edilene de Oliveira, e representantes de 5 assentamentos da região.

Para a diretora do Crédito Fundiário, Sheila Reis, essa é uma unidade produtiva bem organizada. “As famílias da Unidade Produtiva Onias de Araújo, estão de parabéns por receberem do Programa Nacional de Crédito Fundiário, em parceria com o Governo do Piauí mais de 1 milhão de reais em investimentos, isso vai proporcionar um aumento significativo da produção e consequentemente o melhoria da qualidade de vida”.

A presidente da Associação Edilene de Oliveira parabenizou o assentamento e os moradores pela conquista e colocou o sindicato dos trabalhadores rurais a disposição para cada um que precisar de apoio. “Estamos à disposição e peço a todos que não abandonem o assentamento, porque muito mais recursos ainda podem vir se vocês permanecerem aqui, ficamos imensamente felizes por conseguimos contemplar mais essas 20 famílias”, ressaltou Edilene.

No total de 20 famílias, 13 já tiveram acesso ao Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), cerca de 330 mil reais a mais de investimentos em projetos produtivos. Além disso, o assentamento também recebeu o Selo Mulher, devido a maiorias dos beneficiários diretos serem mulheres. A unidade produtiva do assentamento Onias de Araújo Costa é a terceira unidade inaugurada só em 2019 e a previsão é de que para o ano de 2020 sejam inauguradas mais 4, que estão finalizando seus investimentos. Está previsto ainda que até 31 de dezembro sejam contratadas mais 152 propostas na modalidade individual injetando na agricultura familiar do estado, recursos de aproximadamente 8 milhões de reais.

A Secretaria de Estado da Agricultura Família vem trabalhando para a melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares do estado do Piauí e isso só é possível através de parcerias e ações desenvolvidas com a ajuda do governo do estado.

Repórter: Natalina Alves