25 Novembro, 2019 17:54

Governo garante R$ 7,2 milhões para o Garantia-Safra de 2018/2019

O Governo do Estado realizou o pagamento do aporte estadual do programa Garantia-Safra para os anos de 2018/2019, no valor de mais de R$ 7,2 milhões.  O pagamento da primeira parcela do Seguro Garantia Safra, foi anunciado na última quinta-feira (21). O valor liberado da primeira parcela irá garantir o benefício para cerca de 70 mil agricultores piauienses que tiveram perda comprovada de mais de 50% de sua produção.

O governador Wellington Dias, destacou a importância do apoio do governo para essas famílias. “O dinheiro já estava separado mas veio um bloqueio judiciário que terminou nos causando um transtorno e atrasando essa liberação.  Graças a Deus, tudo foi regularizado e, agora, podemos dar esse apoio para que, com esse dinheiro, os agricultores que perderam a safra possam ter uma alternativa de renda”, destacou.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, destaca explica que, no período referente ao benefício, os agricultores piauienses sofreram bastante com os efeitos da estiagem. “No biênio 2018/2019, o programa Garantia Safra teve mais 70 mil famílias inscritas em todo estado, devido à grande perda de suas produções. Governo do Estado vai garantir, através desse pagamento, que agricultores e agricultoras que possam receber essa ajuda. Esse apoio é fundamental”, pontuou.

Garantia Safra
O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitas à perda de safra por causa de estiagem ou enchente. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

Repórter: Natalina Alves