22 Setembro, 2017 9:02

Governo do Piauí quer dobrar a produção de pescado

O governador Wellington Dias participou, nesta quinta-feira (21), do Seminário Piauiense de Aquicultura, evento realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI). O seminário começou no dia 20 e vai até o dia 22 de setembro no auditório do Sebrae, com o objetivo de difundir e estimular a piscicultura no Piauí. 

Segundo o governador, este é o mais importante encontro do setor no Piauí. "O evento nos fornece mais conhecimentos e, ao final, algumas decisões serão tomadas com a finalidade de ampliar a produção, garantir as condições de industrialização, pensando em abastecer o Piauí, o Nordeste e o mundo. Já somos o 4º maior produtor de pescados do Nordeste e nossa meta é subir para a 3ª ou 2ª posição, dobrando a produção anual. A pretensão é chegar a 40 ou 50 milhões de quilos de pescados do Piauí", destacou.

O evento conta com mais de 300 inscritos de seis estados do Nordeste, totalizando mais de 50 municípios. O principal objetivo é trazer novos conhecimentos e tecnologias que possam aprimorar o sistema produtivo no estado, focado na gestão, nas finanças e no manejo do pescado. A grande quantidade de pessoas interessadas demonstra todo o potencial da piscicultura, uma atividade que a cada ano ganha mais importância pelos seus resultados e pelo que vem agregando aos produtores", afirmou o diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha.

Na ocasião, o s

Atualmente, o Piauí conta com três mil produtores espalhados por seis territórios e dez mil pessoas envolvidas em atividades de piscicultura. "O seminário reúne todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva da piscicultura, além de todo o aparato de pesquisa, extensão e apoio às políticas públicas. O debate é para poder aprofundar e tirar encaminhamentos concretos sobre a estruturação dessa cadeia produtiva, na qual o Governo do Estado e a câmara setorial têm colocado como prioridade para o desenvolvimento do setor", pontuou o secretário da SDR, Francisco Limma.