19 Maio, 2017 10:26

Fida volta ao Piauí para revisão de meio termo do Viva o Semiárido

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) iniciou, na sexta-feira (12), uma nova fase da Missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida) no Piauí, com o objetivo de preparar a revisão de meio termo do projeto Viva o Semiárido, executado pela SDR.

Nove técnicos e consultores do fundo internacional estão no Piauí para visitar, até a próxima sexta-feira (19), 17 projetos do PVSA distribuídos nos territórios Chapada Vale do Itaim, Serra da Capivara, Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Sambito. Em seguida, ocorrerá a segunda etapa desta missão com a revisão da parte documental e os acordos que foram firmados entre o governo do estado do Piauí, por meio da SDR, das co-executoras e o FIDA.

De acordo com o diretor de combate à pobreza rural da SDR, Francisco das Chagas (Chicão), todos os acordos de cooperação técnica e financeira preveem esta atividade quando se chega à metade do período de execução de um projeto, quando é feita uma avaliação minuciosa e verificado se as metas estão sendo cumpridas, além de avaliar se há necessidade de fazer um arranjo nas metas e metodologias.

Um dos parceiros co-executores do PVSA é o Emater, que tem atuado na construção de planos de negócios com 41 planos de negócios elaborados e aprovados. “Estamos ajudando no processo de assessoria técnica a 11 planos. Destes, 9 serão visitados durante esta missão. São projetos de piscicultura, criação de ovinos e caprinos, avicultura caipira e apicultura. As visitas são importantes para vistoriar o grau de desenvolvimento do projeto, mas também o nível de envolvimento das comunidades no projeto.

O Emater vai participar desta ação enviando técnicos responsáveis por cada plano de negócio, além de uma equipe designada pelo escritório estadual”, afirmou o extensionista rural do Emater e coordenador de assistência técnica do PVSA .

Nesta segunda (15) estão sendo visitadas as comunidades Baixão do Mel, no município de Jurema; e a comunidade Onça, em São Raimundo Nonato, ambas criadoras de ovinos e caprinos.

Na última sexta-feira (12), aconteceu a primeira visita desta missão, ocorrida no município de Queimada Nova, na Chapada do Vale do Itaim. “Visitamos, durante dois dias, a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Queimada Nova (CAPRINOVA). Esta associação foi beneficiada pelo PVSA com investimento de R$ 163 mil para melhorar o centro de manejo alimentar e a raça dos animais.

O PVSA também financiou nesta área a abertura de um açude e ainda reforçou a pastagem com o plantio de palma forrageira, consorciada com a leucena e o gliricídio. Foram visitados além da sede do empreendimento, quatro criadores, dentre eles um jovem, uma mulher, uma família quilombola e outro produtor tradicional.

A equipe de técnicos viu um projeto bem adiantado. Cada um dos 14 sócios da CAPRINOVA, que fazem parte do projeto, possuem em média 10 toneladas de silagem armazenada, além do cultivo de palma forrageira, sorgo, algaroba, garantindo a alimentação no período de estiagem, o que pode ser considerado uma revolução”, enfatizou Francisco das Chagas.

Para Pablo Sidesk, consultor do FIDA, foi possível observar que a CAPRINOVA está com o projeto bem adiantado na estruturação da produção. “Eles já vêm há algum tempo montando sua estrutura e com o aporte do PVSA aconteceu um deslanche da atividade”.

Ainda em Queimada Nova, aconteceu uma reunião com a coordenação das comunidades quilombolas de Queimada Nova para fazer um balanço da situação dos projetos que estão lá e também para comunicar a nova diretriz, a ser incluída na revisão de meio termo, que é universalizar o acesso das comunidades quilombolas ao PVSA.

Das 140 comunidades quilombolas existentes no Piauí, 91 estão na área de atuação do Viva o Semiárido. A meta é contemplar todas elas até o final do acordo de empréstimo com o FIDA. Vamos fazer oficinas nestas comunidades e garantir a implementação de um plano de capacitação para garantir que haja um plano de negócio em cada comunidade e o monitoramento de como está sendo desenvolvido o projeto.

 Autoria: Larissa Machado